Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MPPI e Polícia Civil deflagram operação contra a facção Bonde dos 40

A ação é um desdobramento das investigações do homicídio do corretor de veículos Francisco Ismael Rodrigues Soares.

01/06/2021 08:29

O Ministério Público do Piauí e a Polícia Civil do Piauí, por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP), deflagraram, na manhã desta terça-feira (1º), a operação "Codinome 40", que tem como alvo a facção criminosa Bonde dos 40, em Teresina.

Segundo informações do MPPI, a ação é um desdobramento das investigações do homicídio do corretor de veículos Francisco Ismael Rodrigues Soares, ocorrido no dia 02 de dezembro de 2020, em uma loja localizada na avenida Barão de Gurgueia, na zona Sul de Teresina.

Foto: Divulgação/MPPI

O nome “CODINOME 40” faz referência ao nome da organização criminosa Bonde dos 40, dedicada à prática dos mais diversos crimes dentre os quais a lavagem de capitais, tráfico de entorpecentes e homicídios.

A operação contou com a cooperação das equipes da Policia Rodoviária Federal,  Divisão de Capturas (DICAP), Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE), Polícia Interestadual (POLINTER), Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais e Polícia Militar (CORE).

Foto: Divulgação/MPPI

Até o momento, não há informações sobre a prisão de integrantes da facção criminosa. Mais detalhes sobre a operação serão fornecidos numa coletiva de imprensa que será realizada às 10h, na sede do Gaeco.

Entenda o caso

corretor de veículos Francisco Ismael Rodrigues Soares foi morto com vários disparos de arma de fogo ao chegar a uma loja de carros localizada na avenida Barão de Gurgueia. Após estacionar o carro na porta do estabelecimento, a vítima se dirigia para o interior da loja quando um segundo veículo se aproximou e dois suspeitos encapuzados dispararam contra o corretor. Cerca de 15 disparos atingiram o veículo da vítima e outros dois carros que estavam no local. Ao todo, a estimativa é de que 25 a 30 disparos foram efetuados pelos criminosos.  O Samu chegou a ser acionado para prestar socorro, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local do crime. Segundo o socorrista do Samu que tentou prestar socorro, a vítima foi atingida com um disparo de arma de fogo na cabeça. 

Mais sobre: