Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em vídeo, detentos pedem saída de diretor e temem morte de presos

Eles reclamaram do uso exagerado de spray de pimenta e de bomba de gás lacrimogênio durante uma vistoria realizada ontem; vídeo

15/01/2018 11:17

Os detentos da Penitenciária Irmão Guido gravaram, na tarde de ontem (14), um vídeo denunciando excessos em uma vistoria supostamente ordenada pelo novo diretor da unidade, Gustavo Castro, que assumiu o cargo na semana passada.

Eles reclamaram do uso exagerado de spray de pimenta e de bomba de gás lacrimogênio. De acordo com a gravação, isso teria causado a morte do detento Kellvy Sousa Alves, de 25 anos. Os presos ainda dizem temer outras mortes. “Nós não quer (SIC) ele aqui, porque ele tá oprimindo todo mundo. Vários presos baleado com bala de borracha e muita bomba. O que nós quer (SIC) é que os direitos humanos tome providência e venha aqui no pavilhão B essa semana”, diz a gravação.

De acordo com a certidão de óbito, Kellvy Sousa Alves morreu de insuficiência respiratória e edema pulmonar. A assessoria da Secretaria de Justiça informou que o detento já havia passado mal no sábado e foi levado ao hospital, mas foi atendido e retornou ao presídio. Ontem ele teria reclamado novamente que não estava se sentindo bem, mas morreu antes da chegada do Samu.

A Sejus nega que a morte tenha sido decorrência da ação durante a vistoria, mas informou que uma sindicância está sendo aberta para investigar o caso. O vídeo gravado pelos detentos também será investigado.


Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: