Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Criminosos criavam perfis falsos e faziam vítimas se apaixonar para aplicar golpes

Operação Catfish, da Polícia Civil, prendeu duas pessoas por darem prejuízo de R$ 70 mil a uma vítima no Piauí. Dupla foi autuada por estelionato sentimental..

11/08/2020 11:14

A Polícia Civil, por meio da Gerência de Policiamento Especializado, deflagrou nesta terça-feira (11) uma operação para desarticular um grupo criminoso especializado no cometimento de crimes de estelionato. Denominada de Catfish, a ação resultou na prisão de suas pessoas que criaram perfis falsos na internet para fazer as vítimas se apaixonarem e ficarem mais suscetíveis à aplicação dos golpes.

Leia também: Mulher é presa pela 2ª vez em Teresina por praticar roubos em sites de compra 

A informação foi repassada pelo delegado Matheus Zanatta, gerente de polícia especializada da Polícia Civil do Piauí. De acordo com ele, foi identificada uma vítima que caiu no golpe da dupla. “Esses criminosos eram responsáveis pela criação de perfis falsos com o qual a vítima se relacionava por meio das redes sociais e, induzida a erro por eles, teve um prejuízo econômico de aproximadamente R$ 70 mil”, explicou o delegado.


Criminosos criavam perfis falsos nas redes sociais para enganar as vítimas - Foto: O Dia

O nome da operação, Catfish, é usado justamente para dedignar aqueles perfis falsos criados por pessoas má intencionadas nas redes sociais, com o objetivo de enganar pessoas inocentes e fazer com que elas se apaixonem, de modo que se torne mais fácil manipulá-las e fazer com que ela caia nos golpes sem perceber.

Os dois indivíduos presos hoje não tiveram nem o nome nem as iniciais divulgadas pela polícia. Eles são investigados pela prática dos crimes de estelionato sentimental e associação criminosa. A polícia tem ainda suspeitas de que eles praticavam a mesma modalidade de golpe no Estado do Maranhão. 

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: