Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cadeia de Altos: policiais também apresentam sintomas de leptospirose

Relatórios da Sesapi apontaram que a água do local estaria contaminada com urina de ratos

25/05/2020 16:56

Após a morte de cinco detentos com suspeita de leptospirose na Cadeia Pública de Altos, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) afirmou que agentes que atuam na unidade prisional também apresentaram sintomas da doença. Relatórios da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontaram que a água do local estaria contaminada com urina de ratos.


Leia também

Presos são acometidos por infecção dentro da Cadeia Pública de Altos 

Detentos da Cadeia Pública de Altos testam negativo para a Covid-19 

Altos: Cadeia Pública é vistoriada após infecção de detentos 


A apesar dos sintomas, nenhum dos agentes penitenciários chegou a ser internado. O vice-presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, defende que o fato dos policiais usufruírem de folgas, evitou que ficassem mais expostos e apresentassem sintomas graves da doença. “Diversos policiais penais lotados sentiram sintomas como diarreia, sensação de vômito. A diferença é que o policial trabalha e tem seus dias de folga e o preso está ali permanente consumindo a água”, disse.

O Sindicato esclarece que o problema com o abastecimento da água está sendo resolvido, contudo, outros problemas como a falta de limpeza dos diversos setores preocupam os agentes. “O que sabemos é que já foi identificado o problema e está sendo feito o tratamento na água, mas outras medidas precisam ser tomadas de urgência. O governador tem que decretar situação de emergência no local, uma limpeza em toda a área e realização de exames em todos os presos e todos os policiais penais, que ai vai ter o verdadeiro diagnóstico e o tamanho do problema”, afirmou.


Vibolaldo defende ainda que a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) nomeie uma comissão para o acompanhamento diário do estado de saúde de detentos e servidores e atendimento médico 24h. Ele pede ainda que seja realizada uma revisão da situação processual dos detentos para aplicação de prisões domiciliares e outras medidas cautelares.

Vistoria

Aproximadamente 50 presos da Cadeia Pública de Altos apresentaram sintomas de leptospirose, doença causada pela urina de ratos. Um total de cinco presos faleceu e outros 35 seguem interinados em unidades hospitalares.

Na última quinta-feira, a CPA recebeu uma vistoria das Comissões de Defesa dos Direitos Humanos e de Direito Penitenciário da OAB Piauí. O objetivo era produzir um relatório geral sobre as condições da estrutura da Cadeia e apurar denúncias de torturas de detentos. 

A ouvidora-Geral da OAB, Élida Fabrícia, explicou que encontrou aspecto adequado no tratamento da água e monitoramento de profissionais da saúde do quadro de saúde dos detentos. Ela disse ainda que foram encontradas boas estruturas no local. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: