Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cabo da PM é preso acusado de roubo a concessionária de energia do Piauí

Polícia Civil cumpriu mandados nesta manhã para desarticular uma organização criminosa. Mais seis pessoas foram presas.

02/10/2020 10:19

Um cabo da Polícia Militar do Piauí identificado como Edvaldo Gomes da Silva foi preso na manhã desta sexta-feira (02) em uma ação do Greco (Grupo de Repressão ao Crime Organizado), que visa desarticular a organização criminosa envolvida em roubos praticados em Teresina contra a empresa concessionária de energia elétrica do Piauí e uma transportadora. Os crimes aconteceram respectivamente nos dias 07 e 17 de abril deste ano.

De acordo com a polícia, no roubo realizado contra a concessionária de energia, os criminosos trajavam fardas da Polícia Militar do Piauí. Eles tinham o objetivo de invadir o almoxarifado da empresa para roubar cobre. No entanto, a ação não foi bem sucedida e eles fugiram levando apenas os coletes e armas dos seguranças.


O cabo da PM, G. Silva, foi preso em ação do Greco nesta manhã em Teresina - Foto: Divulgação/Polícia Civil

Já no roubo à transportadora, ele subtraíram uma carga de celulares. Quem também fazia parte da organização criminosa era o soldado da Polícia Militar Rafael Leal. Rafael foi assassinado a tiros em Teresina, em julho,  por um homem trajando roupas de entregador de delivery no bairro São João.

Além do cabo Edvaldo, também foram presos na manhã de hoje Paulo Henrique Costa Dias, mais conhecido como “Paulo Pintor”; Charles da Silva Albuquerque e Francisco Marcelo de Sousa. Estes dois últimos foram presos por força de mandado judicial. As investigações apontaram que Charles e Francisco eram os responsáveis por comprarem, por meio de estelionato, carros em sites de vendas na internet e repassarem os veículos aos criminosos que faziam os roubos.

Foram detidos também mais três indivíduos identificados como Wellyton de Sousa, Ailton Uchôa de Carvalho e Francisco Miguel Vieira, que também teriam participado dos roubos à concessionária de energia do Piauí e à transportadora em Teresina. Estes dois também tiveram envolvimento no furto ao Banco do Brasil da cidade de União ocorrido em maio deste ano.

Os presos estão sendo interrogados pelo delegado Laércio Evangelista, que presidiu as investigações, na sede do Greco e de lá seguirão para o sistema prisional. 

A Polícia Militar se manifestou sobre a prisão do cabo G. Silva por meio de nota. Confira abaixo:

A Polícia Militar do Estado do Piauí informa que na manhã desta sexta feira, (02) de outubro de 2020, um Policial Militar foi preso provisoriamente durante uma operação do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) e  conduzido ao presídio militar. A Corregedoria Geral da PMPI acompanha o caso e está tomando todas as medidas legais cabíveis que o caso requer. 

Polícia Militar do Piauí.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da Polícia Civil
Mais sobre: