Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Varejo cresce 22% no Piauí na semana das mães e flexibilização aos sábados

Os dados são do Sindilojas-PI, que avalia positivamente o primeiro fim de semana de funcionamento do setor

10/05/2021 14:03

As vendas do comércio piauiense, durante o primeiro fim de semana em que lojistas puderam abrir as portas aos sábados, registrou crescimento das vendas em 22% em relação à semana anterior em que o setor funciona com restrições, é o que afirma o  Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI).

(Foto: Arquivo/ODIA)

Segundo o empresário Tertulino Passos, presidente da entidade patronal, o aumento está relacionado tanto com a flexibilização das restrições adotadas por conta da crise sanitária causada pelo novo coronavírus (Covid-19) como pelo dia das mães, segundo melhor período para o comércio, atrás apenas do natal.

“Foi bastante positivo. Tínhamos uma previsão de crescimento em relação à semana anterior de 25%, mas tivemos uma média de 22%. Quase atingimos a nossa proporcionalidade, juntando todas as lojas de varejo. Para os lojistas esse momento é muito positivo, pois começamos a ver uma luz no fim do túnel”, avaliou o gestor.


LEIA TAMBÉM: "Mais de 30% das lojas não conseguirão abrir as portas devido à crise da pandemia" 

Por conta da pandemia da Covid-19, diversos segmentos da economia tiveram que paralisar suas atividades, como o comércio varejista, que foram retomadas de forma gradativa ao longo dos meses. De acordo com o Sindilojas-PI, a medida trouxe prejuízos para o setor, que só serão contornados a longo prazo e com participação do poder público. 

(Foto: Arquivo/ODIA)

“As perdas são grandes e a recuperação vai depender de investimentos do setor público na economia, colocar ela para girar. Afinal de contas, temos muitas pessoas que ainda estão desempregadas. Se não temos essas pessoas trabalhando, não temos os recursos circulando na economia, então automaticamente não temos as vendas”, concluiu o presidente sindical.

O decreto com as novas medidas, permitindo o funcionamento do comércio varejista aos sábados e a abertura de bares e restaurantes até às 23h durante a semana, tem validade até o próximo domingo (16). 

Fonte: Com informações de Raimundo Lima, da O Dia TV
Mais sobre: