Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacina contra a covid: Wellington solicita retorno dos testes com a Coronavac

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste disse que já que não há relação entre a morte de um voluntário com a vacina, o Butantã deve retornar com os estudos clínicos.

11/11/2020 08:24

O governador do Piauí, Wellington Dias, que também preside o Consórcio Nordeste, veio a público na noite desta terça-feira (10) solicitar o retornos da fase 3 dos testes com a coronavac (vacina contra a covid-19) realizados em parceria do Instituto Butantã com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Na madrugada de ontem, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a interrupção dos estudos clínicos com a vacina após registro de um “efeito adverso grave”. Um paciente voluntário teria morrido depois de receber a dose da vacina, mas horas depois ficou comprovado pelo laudo do IML que o homem de 33 anos tinha, na verdade, cometido suicídio e que sua morte não tinha qualquer relação com a coronavac.

O presidente Jair Bolsonaro chegou a comemorar a interrupção dos estudos clínicos, afirmando que a vacina estaria causando “mortes, invalidez e anomalias”. A postura do presidente foi duramente criticada por especialistas e nomes do próprio governo. Sem mencionar diretamente o nome de Bolsonaro, o governador Wellington Dias pediu o retorno da fase de testes e destacou a importância que os estudos têm para salvaguardar a vida a dos brasileiros em meio à pandemia.


“A Anvisa e o Butantã têm uma história de respeito e de destaque no Brasil e no mundo nessa área do rigor com vacinas. Agora, com a confirmação de que não há uma ligação entre a morte de um paciente com a vacina, é que, pelo Consórcio Nordeste, pedimos que sejam adotadas medidas para a retomada imediata não só da fase 3 de testes do Butantã acompanhada pela Anvisa, mas que tenhamos um procedimento que leve em conta salvar vidas. São vidas de brasileiros que estão em jogo e é isso que nesse instante tem que estar em primeiro lugar”, disse o governador.


Wellington Dias destacou que a vacina contra a covid-19 é um instrumento para não só salvar vidas, como também para colocar o Brasil e a economia em condições de seguir de forma firme e segura. “Estamos colocando com base nas informações apresentadas a necessidade da retomada com o acompanhamento da Anvisa da fase 3 dos testes com a coronavac no Butantã para que tenhamos, como recomenda a própria OMS, as condições de uma autorização especial considerando o cumprimento das regras para segurança da vacina”, finalizou Wellington.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: