Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UTI covid: Piauí tem 100% de ocupação em seis regiões de saúde

Na região de Teresina, ocupação é de 93%. HGV abriu mais 10 leitos de UTI para covid-19 nesta segunda (22).

22/03/2021 10:50

O Piauí está com 100% de lotação nas UTIs covid de hospitais em seis de suas sete macrorregiões. É isso o que aponta o monitoramento da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde do Piauí) e da Fiocruz divulgado nesta segunda-feira (22). 

Já não há vagas para recebimento de pacientes graves com covid-19 na Planície Litorânea, nem na Região dos Cocais, no Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, no Vale do Canindé, na região da Chapada das Mangabeiras, e nem na Serra da Capivara. Na Região Entre Rios, que compreende a grande Teresina, o sistema de saúde está com ocupação de 93% nas UTI covid.


Leia também: Exército inicia transporte de cilindros de oxigênio para hospital de Parnaíba 


Aqui na capital, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, anunciou a abertura de mais 10 leitos de UTI covid-19 em suas dependências nesta segunda-feira (22). Com essas novas vagas abertas, a unidade passa a contar com 90 leitos no total, sendo 70 para pacientes covid graves e 20 para pacientes não covid. Além das 70 vagas de UTI covid, o HGV conta a ainda com 10 leitos clínicos para pacientes com a doença.


Foto: Divulgação/Sesapi

"É muito importante que tenhamos essa ações de abertura de leitos, porque os hospitais estão superlotados, com sua capacidade de ampliação já no fim. Então esses 10 leitos que o HGV abre hoje são ajudar bastante nossa regulação. Mas é importante que mesmo com a abertura de leitos, a população procure, mais do que nunca, ficar em casa, evitar aglomerações, usar máscara, ter cuidado com a higiene e esperar que a vacinação avance para que possamos sair dessa crise', diz Oswaldo Mendes, diretor do HGV.

Conforme aponta o boletim da Sesapi, o Piauí fechou este domingo (21) com 193.411 casos confirmados de covid-19 e 3.817 óbitos decorrentes da doença. Ao todo, há 1.167 pacientes internados, sendo 735 em leitos clínicos e 391 em leitos de UTI. As altas médicas já somam 11.224 casos.

Mais sobre: