Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Exército inicia transporte de cilindros de oxigênio para hospital de Parnaíba

Nesse primeiro momento, 60 cilindros estão sendo transportados para ajudar no tratamento de pacientes no litoral e deverão abastecer o estoque do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

22/03/2021 08:33

O Exército Brasileiro iniciou, neste domingo (21), o transporte de cilindros de oxigênio de Teresina para hospitais de Parnaíba. A operação é parte de um esforço conjunto entre o Governo do Piauí e o Exército Brasileiro, que conta com a parceria do Comando Militar do Nordeste, da 10ª Região Militar, do 25° Batalhão de Caçadores e do 2° Batalhão de Engenharia de Construção


Leia também: Covid: 'Piauí tem a terceira menor taxa de letalidade do Brasil', diz Wellington


Nesse primeiro momento, 60 cilindros estão sendo transportados para ajudar no tratamento de pacientes no litoral e deverão abastecer o estoque do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. Atualmente, a unidade de saúde está com 100% dos leitos clínicos e de UTI ocupados.

Foto: Divulgação/Ccom

Em nota, o Exército informou que a operação está prevista para durar 30 dias, em sistema de rodízio entre os dois batalhões instalados na Capital. Para efetuar a operação, os militares estão mantendo contato com a empresa White Martins, responsável pelos cilindros, desde a última sexta-feira (19), buscando informações de como realizar o transporte em segurança.

“Esse reforço significa muito para a vida das pessoas que estão internadas no Heda. Estávamos com abastecimento em dia, porém, devido à alta demanda e a impossibilidade do nosso fornecedor de mandar a tempo, tivemos essa preocupação de conseguir uma logística de transporte para que não houvesse atraso no abastecimento. Agradecemos ao apoio do comando do Exército a todo o trabalho de enfrentamento à Covid-19 que estamos fazendo”, destaca o secretário de Saúde, Florentino Neto.

A diretora do hospital, Marisa Corrêa,  pede que a população fique em casa para conter a proliferação do vírus, uma vez que o hospital de referência da região está com todos os leitos ocupados. “Pedimos que a população, se possível, fique em casa e nos ajude a enfrentar essa pandemia. Infelizmente nosso hospital está com ocupação total e a situação é muito preocupante”, pontua a diretora do Heda, Marisa Corrêa.

Exército comunica suspensão de formaturas e desfiles

Na última semana, o Exército já havia comunicado a suspensão da realização de formaturas e, consequentemente, os tradicionais desfiles militares para conter a disseminação do novo coronavírus. "É mais uma forma de evitarmos a proliferação do vírus e de garantir a proteção daquilo que temos de mais valioso: a integridade e a vida dos nossos militares", afirmou em nota.


Mais sobre: