Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UFPI teve 16% de redução no orçamento de custeio; reitor vai analisar gastos

A universidade comemora 50 anos em meio a um cenário de desafios impostos pela crise causada pela covid-19.

01/03/2021 11:11

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está comemorando 50 anos de fundação nesta segunda-feira (01), mas em meio à crise causada pela pandemia da covid-19 e com os investimentos em ciência e educação sofrendo cortes em todo o Brasil, a instituição chega a cinco décadas de existência em meio a um cenário desafiador: conseguir se manter funcionando com a queda no orçamento e garantir que o calendário seja mantido mesmo com todas as imposições restritivas do coronavírus.


A UFPI comemora 50 anos em meio a um cenário desafiador - Foto: O Dia

Segundo o reitor, professor doutor Gildásio Guedes, a UFPI teve uma redução de 16% em seu orçamento de custeio, ou seja, aquele destinado à operacionalização da universidade como um todo. Esse arrocho está levando a administração superior a analisar minuciosamente cada gasto e investimento para definir onde deverão ser feitos os cortes e adequar a universidade a esta nova realidade. 

“O desafio é grande, mas vãos tentar de todas as formas manter os atuais serviços da Universidade Federal do Piauí com a qualidade que lhe é peculiar, com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Já temos um orçamento que não dá para cumprir tudo, e quando é cortado 16%, é doloroso. Mas vamos correr atrás. Teremos que analisar todo o custeio da universidade em limpeza, energia, telefone, serviços menores, manutenção de laboratórios. Tudo será analisado para definirmos com sensatez onde devemos cortar”, explicou o reitor, professor Gildásio.


As declarações do professor doutor Gildásio Guedes, reitor da UFPI, foram dadas durante solenidade de comemoração aos 50 anos da instituição - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Vale lembrar que mesmo em meio à pandemia de covid-19, com universidades no país todo paradas por conta dos riscos de contaminação, a UFPI não cessou por completo suas atividades administrativas e acadêmicas. As unidades de ensino estão funcionando, assim como as chefias de departamento, coordenações de curso e cursos de pós-graduação, educação à distância (EAD) e ensino básico técnico e tecnológico. Todos estes setores operam de forma remota.

O maior desafio está em reorganizar o calendário da graduação e reduzir os intervalos entre um período e outro para permitir que quem entrou possa sair e quem conseguiu ser aprovado para  UFPI possa entrar rapidamente, sem causar um inchaço no contingente de alunos e no funcionamento da instituição.


Leia também: UFPI admite flexibilização para aulas presenciais a partir de 22 de março 


Aos 50 anos, UFPI busca parcerias

Quem participou da solenidade de comemoração aos 50 anos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. Ele é formado em Medicina pela UFPI e como egresso da instituição e gestor municipal, ressaltou que a Prefeitura de Teresina está disponível para formar parcerias que tragam avanço na economia, no conhecimento e na ciência para a cidade. “A UFPI contribui de modo desejado pelo povo de Teresina e do Piauí e também pelos povos das regiões circunvizinha sempre atuando para o bem de todos nós”, destacou Dr. Pessoa.


Dr. Pessoa participou da comemoração aos 50 anos da UFPI - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Já a Reitoria da Universidade fala em parcerias com o poder público municipal para ampliar a gama de serviços prestados à comunidade. O reitor, professor Gildásio Guedes, fala na construção de um parque ambiental dentro do campus de Teresina, e também na abertura de uma creche, além de parcerias na formação de recursos humanos como a qualificação de professores.

Por: Com informações de Eliezer Rodrigues, da O Dia TV
Mais sobre: