Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lockdown parcial em Teresina acontece neste final de semana

Em Teresina, o lockdown parcial começa na sexta-feira (22) com o feriado prolongado de Nossa Senhora da Conceição. No sábado e domingo as medidas restritivas valem para todos os municípios.

21/05/2020 12:57

O governador Wellington Dias (PT) anunciou na tarde desta quinta-feira (21) que resolveu adotar medidas mais rígidas para prevenir a circulação de pessoas no Piauí. Assim como na semana  passada , o governo proibiu a venda de bebidas alcoólicas neste fim de semana, além do fechamento de supermercados e o funcionamento do transporte intermunicipal. O sistema de entrega delivery poderá operar nos municípios.

Foto: Portal O Dia.

“Teremos as mesma regras do último final de semana. Transporte interurbano, apenas algumas atividades que vão funcionar, farmácias, delivery para entrega, posto de combustível com aquelas limitações estabelecidas e bancos apenas para benefícios sociais. Estamos querendo reduzir acidentes, movimentação e, com isso, menos transmissão do novo coronavírus”, disse o governador à imprensa.  

Em Teresina, as medidas começam a valer a partir desta sexta-feira (22), pois foi aprovada pela Câmara Municipal a antecipação feriado nacional de Nossa Senhora da Coceição , comemorado no dia 08 de dezembro. Para os demais municípios, as medidas entram em vigor no sábado e domingo.

Retomada das atividades econômicas

De acordo com o Wellington Dias, o Comitê de Operações Emergenciais (COE) criou um grupo de trabalho para elaborar, na próxima semana, um protocolo de retomada gradual das atividades econômicas no Piauí. O projeto deve ser discutido no dia 2 de junho.

“Existem várias propostas para a reabertura. A área da indústria apresentou uma, da construção civil e comércio também, o Sebrai que congrega vários setores também... Reunimos várias entidades, algumas delas jurídicas para vermos a melhor forma de tomar essa decisão”, disse. 


LEIA TAMBÉM: Wellington anuncia prorrogação do isolamento; comércio deve reabrir em junho 

Veja o que abre e fecha no Piauí durante neste final de semana:

A partir das 0h do dia 22 de maio (SEXTA-FEIRA) até às 24h do dia 23 de maio (SÁBADO), poderão funcionar somente as seguintes atividades e estabelecimentos essenciais:

– farmácias e drogarias; serviços de saúde;

– supermercados;

– panificadoras e padarias;

– postos de combustíveis;

– borracharias;

– serviços de delivery;

– serviços de segurança e vigilância;

– serviços de telecomunicação, radiodifusão e imprensa;

 – serviços bancários exclusivamente para pagamento de auxilio emergencial e benefícios sociais e para autoatendimento.

Para todo o Piauí, a partir das 24h do dia 23 de maio (SÁBADO) até às 24h do dia 24 de maio (DOMINGO), somente as seguintes atividades e estabelecimentos essenciais poderão funcionar:

– farmácias

- drogarias

- serviços de saúde

- imprensa

- serviços de segurança e vigilância

-serviços de delivery exclusivamente para alimentação

- serviços de autoatendimento bancário;

– borracharias, postos de combustíveis e pontos de alimentação localizados às margens de rodovias.

De acordo com o decreto anterior, os pontos de alimentação localizados às margens das rodovias deverão atender exclusivamente motoristas em trânsito e só funcionarão se devidamente autorizados pelo município.

NÃO PODERÃO FUNCIONAR 

Tanto durante o feriado como neste final de semana, não poderão funcionar transporte intermunicipal, dentro das categorias consideradas: convencional, Alternativo, Semi-Urbano e Fretado.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), o Estado possuiu 2852 casos confirmados de Covid-19 e atingiu à marca de 91 mortes . O número de pessoas internadas chegou a 289, sendo que 247 pacientes estão internados em leitos clínicos e 139 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ou seja, em estágio mais grave da doença.

O governado disse ainda que o Piauí chegou a 57% das UTis ocupadas, quando não considerados os leitos de estabilização. Com estes, o índice cai para 49%, mas ainda sim, segundo ele, é um motivo para ficar em alerta.

“Esse é um limite que ascende uma luz amarela para a gente ficar de alerta e para também dar tempo de chegar respiradores que o Piauí comprou para ampliar novos leitos com objetivo de evitar o colapso da saúde”, afirmou.


Por: Da Redação
Mais sobre: