Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novo recorde: Piauí confirma 215 casos de covid-19 em 24 horas

É como se no dia de ontem, nove pessoas recebessem o diagnóstico da doença a cada hora. Mais quatro pessoas morreram. Estado chega a 2.852 infectados.

21/05/2020 07:37

O Piauí segue aumentando sua curva da pandemia de coronavírus, tendo registrado nesta quarta-feira (20) um novo recorde: em apenas 24 horas, foram confirmados mais 215 casos de covid-19 no Estado. É como se a cada hora, nove pessoas recebessem o diagnóstico. Analisando-se os últimos dois dias, já foram 415 confirmações (na terça-feira, foram 197 novos casos). Com este acréscimo, o Piauí chegou a 2.852 casos de covid-19 em pouco mais de dois meses.


Leia também: 

Teresina: enfermeira do HUT morre vítima de covid-19 

Wellington anuncia prorrogação do isolamento; comércio deve reabrir em junho 



Imagem: Reprodução/Sesapi

Entre os últimos pacientes diagnosticados, 117 são mulheres e 98 são homens com idades entre 10 e 94 anos. Cidades como Buriti dos Montes, Joaquim Pires, Padre Marcos, Parnaguá, Pedro Laurentino, Santa Cruz do Piauí e Santo Antônio de Lisboa entraram para a lista de municípios com os primeiros casos confirmados do novo coronavírus. Agora, são 127 cidades piauienses com casos registrados da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) fez uma retificação na lista de municípios com casos de covid-19. As cidades de Capitão de Campos e Nova Santa Rita, que apareciam com casos confirmados, saíram da lista por conta de inconsistências nos dados de notificação dos pacientes. A Sesapi explicou que os dados contidos nos boletins são consolidados com resultados de exames realizados no Laboratório Central do Piauí, o Lacen, e notificações recebidas dos municípios.

“Os resultados dos testes rápidos são alimentados pelas secretarias municipais de saúde no e-SUS e no Registro de Testes Rápidos. Já resultados dos exames de PCR são divulgados através do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), que é alimentado pelo Lacen”, diz o boletim da Secretaria.

Mas mesmo com a saída dos dois municípios da lista de cidades com casos confirmados de covid, os números no Piauí não retrocederam. Além dos 2.852 diagnósticos, o Estado contabiliza no presente momento 91 óbitos decorrentes do novo coronavírus. No dia de ontem (20), foram registrados mais quatro. 


Imagem: Reprodução/Sesapi

Os pacientes são todos do sexo masculino, sendo três deles de Teresina. Segundo a Sesapi, o mais velho tem 82 anos, e o mais jovem, tem 46 anos. Há ainda um teresinense de 67 anos vítima da doença. O quarto óbito é de um homem, também de 67 anos, mas natural de São Julião. Todos eles possuíam doenças pré-existentes.

Além das confirmações e dos óbitos, a Sesapi contabiliza ainda 4.398 suspeitas de coronavírus descartadas mediante exames laboratoriais e outros 21.034 testes rápidos que resultaram negativo para a doença. Pelo menos 322 pacientes já receberam alta médica após terem se curado.

Com relação à ocupação da rede de saúde, o Piauí possui atualmente 389 pacientes internados com covid-19: 247 deles estão em leitos clínicos, 139 em leitos de UTI e três em leitos de estabilização. No momento, o Estado está com 57% de seus leitos de unidade de terapia intensiva ocupados, e com 7% de seus leitos de estabilização sendo usados. No total, há 49,7% dos leitos com respirador sendo utilizados por pacientes com covid-19, conforme o boletim epidemiológico da Sesapi.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: