Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Previsão do Tempo: Teresina terá pancadas de chuvas nesta semana

Esta chuva em menor intensidade é comum no mês de maio. Previsão é de mais pancada de chuva para a tarde e a noite de hoje.

18/05/2020 12:00

Teresina amanheceu  nublada nesta segunda-feira, 18. Isso por que, no fim de semana  ocorreram pancadas de chuvas em locais isolados. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 72 h foram registrados 35,2 mm de chuva, na estação localizada no bairros Santa Isabel, zona leste da Capital.


Leia também: Acumulado de chuva em Teresina chega a 72 mm na madrugada deste sábado 


O meteorologista e professor Werton Costa explica que é comum essa chuva no mês de maio, pois este é o período de pós-estação que tem média prevista de chuva de 120 mm. Em dezembro, é registrado 101 mm de chuva média prevista.

" Acredito que estamos abaixo da média, passamos a primeira quinzena sem atividade chuvosa. Os últimos dias do mês reservam algumas ocorrências, mas a gente não pode esperar muitos volumes por que não temos nenhum sistema atuando, a zona de convergência está longe", afirma Werton Costa.


Werton Costa explica a chuva do final de semana - Foto: O Dia

Segundo o professor, a chuva em Teresina é decorrente do período chovendo no Rio Grande do Norte e no Recôncavo Baiano, litoral leste do nordeste. Como as chuvas estão com grandes volumes, existe uma tendência de levantar muita umidade e uma parte dessa umidade que não cai em forma de chuva, fica circulando no céu. 

Assim, essa umidade é transportada, atravessa todo nordeste e vai parar no Piauí, por este motivo choveu também no litoral estado; Vale do Longar;  no médio Parnaíba e na divisa com Ceará e Pernambuco . 


Previsão do tempo para os próximos dias

Para hoje, a previsão é de pancadas de chuva à tarde e durante a noite o tempo fica aberto, com minima de 22°C e máxima de 35°, onde há uma grande probabilidade de formação de arco-íris. O mesmo deve ocorrer nesta terça-feira, 19, que possui 80% de chance de chuva. A umidade do ar varia de 40% a 90%. 

Já no fim de semana, o sábado, 23, promete ter sol durante o dia todo e a noite será de tempo aberto ainda sem nuvens. Mas no domingo,24, há previsão para um aumento de nuvens de manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura vai variar de 23° C  a 33°C.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: