Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina inicia primeira fase de reabertura das atividades econômicas

Estão autorizadas a funcionar a partir de hoje, sob rígido protocolo de segurança, os setores de construção civil, automobilístico e comércio de material de construção.

06/07/2020 08:56

Teresina deu início nesta segunda-feira (07) à sua primeira fase de reabertura gradual das atividades comerciais durante esta pandemia do novo coronavírus. Pelo decreto publicado no último dia 03 pela Prefeitura Municipal e assinado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), poderão retornar a partir de hoje às suas atividades os setores da construção civil, automobilístico e o comércio varejista e atacadistas de construção.

Confira o decreto municipal aqui 

Mas atenção para os horários, porque o funcionamento destes setores acontece ainda de forma restrita para garantir a contenção da covid-19. Durante esta primeira fase, os estabelecimentos comerciais e empresariais funcionarão somente quatro dias por semana (de segunda a quinta-feira) em turno de trabalho de seis horas consecutivas. 

No caso das empresas e estabelecimentos do comércio de peças e acessórios para veículos e motocicletas, o funcionamento será das 09h às 15h. As empresas do comércio varejista e atacadista de materiais de construção funcionarão das 08h30 às 14h30. Já as empresas e estabelecimentos da construção civil somente poderão funcionar durante esta fase 1 de terça a quinta-feira.


Teresina inicia primeira fase de reabertura das atividades econômicas - Foto: O Dia

Vale lembrar que os estabelecimentos comerciais e empresariais que entrarem em funcionamento a partir de hoje (06) deverão obedecer aos níveis de restrição, conforme o decreto municipal. Ele levam em consideração o limite operacional da empresa, o tempo de funcionamento e a ocupação de seus espaços por colaboradores, funcionários e usuários.

Importante ressaltar que o decreto prevê ainda que todos os estabelecimentos comerciais e empresariais deverão manter o Plano de Contenção, Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão da Covid-19 e/ou o Plano de Segurança Sanitária e Contenção da Covid-19, conforme prevê o decreto estadual.

Os clientes deverão ficar atentos: as empresas e estabelecimentos são obrigados a fixar cartazes com orientações sobre a covid-19 e as medidas de proteção dentro do estabelecimento tanto para quem busca atendimento, quanto para funcionários e demais prestadores de serviço. Os estabelecimentos deverão ainda manter cópias de seus Planos de Contenção em local de fácil acesso aos usuários, trabalhadores e ao público em geral, inclusive para eventuais fiscalizações de órgãos competentes.

Reabertura gradual

A Prefeitura de Teresina estabeleceu em decreto que o retorno gradual das atividades comerciais na cidade acontecerá em quatro fases, sendo que cada uma terá duração de 14 dias. Cada fase será subdividida em duas etapas com duração de sete dias cada. No entanto, mesmo com todos os protocolos estabelecidos e sendo fiscalizados, o prefeito Firmino Filho (PSDB) vem reiterando que caso haja um aumento da curva da covid-19 a partir desta flexibilização, a Prefeitura não hesitará em dar passos para trás e retornar com as medidas de isolamento mais severas.

“Para cada fase, tem que saber o que deu, se ela provocou a piora do vírus, porque se isso acontecer, a gente freia”, explicou o gestor.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: