Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina bateu recorde de calor na tarde do feriado; Sul do Piauí tem chuvas intensas

Temperatura quase chegou aos 41ºC e pode bater novo recorde hoje. Em Uruçuí choveu mais de nove vezes o esperado para o mês.

13/10/2020 08:38

Em meio ao B-R-O-Bró, o período mais quente do ano, Teresina, bateu seu próprio recorde de calor para este ano de 2020 na tarde de ontem (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida. A capital piauiense registrou uma temperatura máxima de 40,9°C, superando o maior índice já registrado até o momento, que era 39,2°C no dia 28 de setembro.

Em relação ao Brasil como um todo, Teresina foi a capital mais quente e também a mais seca no dia de ontem. Por volta das 15 horas, a umidade do ar caiu a 24%. E o calor deve continuar pelas próximas semanas. De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão para esta terça-feira (13) é de mais temperaturas altas inclusive com condições para um novo recorde de calor para 2020. 

Nesta terça-feira (13), Teresina deve ter uma mínima de 25°C e máxima de 38°C com umidade máxima de 70% e mínima de 20% nas horas mais quentes do dia. O céu deve permanecer com poucas nuvens e a probabilidade de chuva não passa dos 76%. 


Teresina bateu recorde de calor na tarde deste feriado - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Chuvas se concentram no Sul do Piauí

Um vigoroso corredor de umidade está estabelecido entre o Atlântico Sul e a Faixa Amazônica tem impactado nas condições de umidade do Piauí. No sábado (10) foram registrados dois núcleos de temporal: um sobre o Vale do Longá, nas proximidade de Esperantina, e outro sobre a Faixa do Cerrado, próximo a Bom Jesus. Durante a tarde também foram identificadas chuvas rápidas sobre municípios do Sertão, sobretudo Canto do Buriti e Flores do Piauí.

As informações são do climatologista Werton Costa. De acordo com ele, a surpresa veio na manhã do domingo (11), quando caiu uma chuva torrencial produto de uma nuvem isolada sobre a cidade de Uruçuí. O acumulado registrado pela estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) foi de 99 milímetros, o que equivale a mais de nove vezes o que era esperado para o mês na cidade.


Foto: Jailson Soares/O Dia

Também choveu em Palmeirais na casa de 37 milímetros e outras precipitações podem ter sido registradas em mais municípios piauienses.

“Temos uma intensa instabilidade sobre o Cerrado Piauiense. A concentração do canal de umidade sobre a faixa do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Paraíba), e o calor da região proporcional esse intenso temporal concentrado. Há também formação de núcleo convectivo sobre a região do Vale do Longá no Norte Piauiense e na região do Médio Parnaíba, entre Regeneração, Água Branca e Palmeirais. A nuvem avança gradativamente para o Maranhão”, explicou Werton Costa.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: