Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saiba como será o funcionamento do comércio e shoppings no Piauí com novo decreto

As restrições, publicadas neste domingo (15) no Diário Oficial, reduzem o horário de abertura de lojas e amplia o toque de recolher no estado

14/03/2021 18:03

Começa a valer, a partir desta segunda-feira (15), um conjunto de novas medidas adotadas pelo Governo do Piauí para tentar barrar o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no estado. As restrições, publicadas neste domingo (14) no Diário Oficial do Estado (DOE), ampliam o toque de recolher em todos os municípios piauienses e reduz o funcionamento do comércio durante a semana.

Com o novo decreto, a circulação de pessoas em espaços públicos e privados não será permitido entre às 21h e as 5h até o próximo domingo (21), com exceção de quando comprovada “extrema necessidade”, como por exemplo em casos de procura por atendimento médico ou veterinário, deslocamento para o trabalho em atividades consideradas essenciais ou para fazer entregas.

(Foto: Arquivo/ODIA)

Outra medida diz respeito a aberturas de estabelecimentos do comércio em geral, que só poderão abrir até as quarta-feiras, até às 17h. Já shoppings centers poderão funcionar do meio dia até às 20h, horário limite para o funcionamento de bares e restaurantes. “O objetivo é conter o avanço do novo coronavírus e a gente salvar vidas. Chegamos a um ponto onde as redes de saúde pública e privada já não aguentam mais”, explicou o governador Wellington Dias (PT) ao anunciar as novas medidas.

O endurecimento das restrições conta com o aval do Comitê de Operações Especiais (COE) Ampliado, que teme o colapso da rede de saúde no estado. Isso porque mais de 90% das vagas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas para o tratamento da Covid-19 estão ocupadas, o que tem causado inclusive a formação de e filas de espera onde pacientes com a doença aguardam atendimento.

Mais sobre: