Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rio Parnaíba sobe quase dois metros em um dia no Sul do Piauí

Acumulado de chuva levou ao aumento das águas. Apesar de alto, o nível do rio não representa ameaça nem risco de alagamentos ou transbordamentos.

18/02/2021 12:03

As fortes chuvas que o Piauí vem registrando ao longo dos últimos dias têm contribuído para o aumento considerável do nível dos rios que cortam o Piauí. No Sul do Estado, o Rio Parnaíba, entre a cidade piauiense de Santa Filomena e a cidade maranhense de Alto do Parnaíba, subiu quase dois metros em 24 horas.

Leia também: Chuva: Teresina registrou maior volume do ano na madrugada desta terça

É isso o que aponta o monitoramento do Serviço Geológico Nacional (CPRM). Às 9h de ontem (17), a estação de monitoramento do Alto Parnaíba informava que as águas do Velho Monge estavam em 3,88 metros. Na manhã desta quinta-feira (18), as águas já havia subido para 3,88 metros. As chuvas fizeram subir em 1,88 metro o nível do Rio Parnaíba naquela região do Piauí. 


Nos últimos dias, a precipitação acumulada em Santa Filomena chegou a 41 milímetros. O aumento nas chuvas levou à interrupção do trânsito de gente entre a cidade piauiense e a cidade maranhense de Alto do Parnaíba, porque a balsa que levava e trazia as pessoas de uma margem a outra do rio suspendeu sua navegação ao menos no dia de hoje por conta do alto nível das águas.


Vale lembrar, no entanto, que mesmo com esse aumento do nível, o Rio Parnaíba encontra-se dentro de sua cota normal para o período e não atingiu ainda nenhum patamar de alerta para risco de inundações, transbordamentos ou demais eventos críticos, assim como todos os outros rios e pontos de monitoramento do CPRM no Estado.

Em Teresina, o Rio Parnaíba subiu quase um metro no período de um dia. Ontem pela manhã, o Velho Monge registrava nível de suas águas na casa dos 2,89 metros e hoje pela manhã elas já estavam 3,03 metros. 

Esse número deve aumentar, porque a capital ainda tem previsão de chuva para as próximas 24 horas. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital está em área de alerta para perigo de chuvas intensas até o final da manhã desta sexta-feira (19). Há chances de ocorrência de temporais, rajas de vento, descargas elétricas e quedas de árvores.

Mais sobre: