Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ribeira do Piauí: fogo queima 6 Km de vegetação no Sul do Estado

Piauí já registra mais de 1 mil focos de incêndio em 2020 e o Estado todo se encontra em condições propícias para novas ocorrências.

10/08/2020 11:26

Com a aproximação do B-R-O-Bró, um dos problemas que mais inspiram preocupação são as queimadas. Seja por combustão espontânea, seja pela ação do homem, os focos de incêndio nas vegetações se alastram facilmente neste período de altas temperaturas e baixa umidade. No Sul do Piauí, por exemplo, mais precisamente no município de Ribeira, os satélites de monitoramento espacial localizaram um foco de incêndio de aproximadamente 6 Km de raio

Leia também: Incêndio causa pânico em moradores de Campo Maior 

Significa dizer que o fogo naquela região já consumiu pelo menos 6 Km de mata. Fazendo uma comparação, é como se área devastada correspondesse à distância percorrida do bairro Marquês até o Terminal Rodoviário de Teresina, na zona Sul. Chama ainda mais atenção a dimensão do foco de incêndio o fato de que ele já se encontra próximo do município de São João do Piauí.


Foto: Reprodução/Inpe

De acordo com o monitoramento em tempo real do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a quase totalidade do território piauiense se encontra sob risco de fogo, ou seja, em situação propícia para a ocorrência de queimadas e focos de incêndio. A maior quantidade de focos se localiza justamente na região Centro Sul do Piauí, nos municípios que foram fronteira com o Maranhão como Uruçuí, Guadalupe, Jerumenha e Ribeiro Gonçalves.


Foto: Reprodução/Inpe

Conforme aponta o levantamento do Inpe, o Piauí já soma em 2020, 1.057 focos de queimada. O número ainda é 28% menos que os 1.460 registrados no mesmo período do ano passado, mas mesmo assim, gera preocupação. Sobretudo, porque os focos estão maiores e ocorrendo com mais frequência. Só nos últimos cinco meses, por exemplo, o Piauí teve um aumento de 46% nos focos de queimada registrados pelos satélites do Inpe: foram 196 contra 134 no mesmo período de 2019. Apenas nos últimos cinco dias, foram 40.

Queimadas têm prejudicam fornecimento de energia

Além dos danos ao meio ambiente e dos riscos para a população, as queimadas podem causas interrupções no fornecimento de energia elétrica. Em 2020, os bombeiros do Piauí já registram um aumento no número de ocorrências. “O período de estiagem mal começou e, no entanto, os casos de queimadas em vegetação já aumentaram bastante. Já superou o ano de 2019. O Corpo de Bombeiros atendeu até junho 122 ocorrências, sendo que em 2019, no mesmo período, atendemos 92 ocorrências. Essa situação é ainda mais crítica ao pensarmos que estamos no meio de uma pandemia. As queimadas liberam resíduos que afetam também a saúde das pessoas”, conta a Major Nájra Nunes, porta-voz do Corpo de Bombeiros.


Foto: O Dia

Conforme os dados da empresa concessionária dos serviços de energia do Piauí, só no primeiro semestre já foram 214 ocorrências de fogo próximo à rede elétrica, o que afetou quase 9 mil clientes. “Quando ocorrem queimadas próximo a rede, o calor danifica as estruturas e cabos condutores, prejudicando o fornecimento de energia para os clientes da região. Inclusive, o fogo pode atingir vários postes e muitos metros de rede, fazendo com que o serviço para recompor a estrutura demande um tempo considerável. Ressaltamos ainda que além dos prejuízos causados, dependendo da circunstância, a prática de queimada pode ser configurada crime”, afirma Abraão Menezes, Executivo de Estudos Operacionais da concessionária.

Leia também: Incêndio em Teresina: curto-circuito provocou fogo em casa na Vila Palitolândia 

Nos casos de incêndios próximos à rede elétrica, além do Corpo de Bombeiros, a empresa de distribuição de energia também deve ser acionada. A população pode agir jogando água quando o fogo é próximo da rede, mas se houverem fios energizados, as pessoas não podem chegar perto e devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Confira abaixo algumas dicas pra evitar queimadas e riscos na rede elétrica:

  • Evite acender fogueiras, principalmente próximo a rede elétrica;
  • Não jogue pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;
  • Apague com água as cinzas de fogueiras para evitar que o vento leve as brasas para as matas e não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;
  • Realizar os aceiros para a segurança da área – quando em período de estiagem ou com a queimada programada. Evita-se assim queimadas descontroladas ou incêndios.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: