Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reabertura no Piauí: confira o cronograma estabelecido pelo Governo

A reabertura gradual e segura das atividades comerciais no Estado começaram a ocorrer esta semana e seguem até o dia 22 de setembro.

08/07/2020 09:54

O Governo do Estado do Piauí divulgou nesta quarta-feira (08) o cronograma detalhado da retomada gradual e segura das atividades econômicas previstos no Plano de Retomada Organizada (PRO Piauí). O cronograma considera três classificações de setores conforme o impacto econômico e vai depender do risco epidemiológico avaliado por regiões de saúde. 

“Cada ponto de flexibilização será analisado semanalmente para que qualquer sinal de piora no cenário, possamos agir rapidamente”, explicou o secretário estadual de planejamento, Antônio Neto. 

Leia também: Lockdown parcial começa na próxima quinta-feira (2) no Piauí 

Atenção para as atividades que integram cada grupo:

Grupo 1: atividades consideradas de alto impacto econômico e suas atividades correlatas como indústria de transformação e extrativa, construção civil, comércio, agricultura, pecuária e produção florestal; Foram acrescidas ainda as atividade de saúde humana e animal dada à sua relevância para a sociedade, sobretudo no atual momento.

Grupo 2: atividades de médio impacto econômico como Administração Pública, defesa e seguridade social, atividades administrativas e serviços complementares, informação e comunicação, atividades de serviços pessoais, alojamento e outras atividades de serviços.

Grupo 3: atividades econômicas e baixo impacto tais como artes e cultura, esporte e recreação, serviços domésticos. As atividades de educação foram acrescidas ao Grupo 3 por propiciam a propagação da doença.

Atenção para as datas:

Grupo 1: flexibilização no dia 06 de julho; 13 de julho; 20 de julho e 27 de julho.

Grupo 2: flexibilização nos dias 10 de agosto e 24 de agosto.

Grupo 3: flexibilização nos dias 08 de setembro e 22 de setembro.

Cada nova liberação ocorrerá a cada 15 dias até setembro, quando se dará a última etapa de reabertura. “Isso tudo se cumprirá se tivermos cada um cumprindo a sua parte. Permanecem as regras de isolamento, a saída gradativa e o prêmio a cada semana depende do que acontecer. Se tiver baixa do isolamento, crescer os doentes e a transmissibilidade, teremos que voltar atrás” explicou o governador Wellington Dias.


Foto: Reprodução

É importante salientar que o calendário está sujeito à revisão e reordenamento em caso de crescimento do nível de contágio da covid-19 no Piauí, conforme os dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). O relatório de monitoramento será feito a cada sete dias. Este cronograma também poderá ser executado de forma regionalizada, adaptando-se à realidade de cada território.

Reabertura não quer dizer fim do isolamento

A economia reabre, mas o isolamento continua. É esta a máxima do PRO Piauí. O que o governo frisa é que, apesar da flexibilização do funcionamento de alguns setores de atividade comercial, industrial e de serviços, a quarentena no Piauí não será afrouxada de uma só vez e o trânsito de pessoas nas ruas do Estado deverá continuar restrito somente aos casos de necessidade. A medida se faz necessária para que os índices da covid-19 no Piauí não voltem a crescer e essa reabertura tenha que ser revisada ou até mesmo parada.

Leia também: Administração pública estadual do Piauí retornará ao trabalho por etapas 

“Isso não significa que a pandemia e o isolamento acabaram. Na verdade, agora temos que ter mais cuidado e prudência para não jogar o trabalho que foi feito até agora por água a baixo. É de extrema importância que a população colabore para que não sejamos obrigados a dar um passo atrás. A segurança dessa retomada depende da atitude de cada um. Ninguém deve sair de casa se não for necessário. O isolamento continua”, afirmou o governador Wellington Dias.

Empresários devem preencher formulário e prestar informações

É no sentido de garantir que mesmo os setores flexibilizados continuem seguindo as normas sanitárias previstas no protocolo de combate à covid-19, que o Governo está cobrando dos empresários que cumpram o Plano de Segurança e Contenção. Ele consiste de uma série de medidas que balizam o funcionamento dos estabelecimentos e do atendimento ao público de maneira a salvaguardar a vida e a saúde dos colaboradores e clientes. O plano consta de um formulário eletrônico sobre a saúde dos trabalhadores que pode ser acessado através do site do PRO Piauí.

Importante lembrar que o Plano e sua constante atualização por parte das empresas é pré-requisito para a manutenção do funcionamento do estabelecimento. 

Por: Maria Clara Estrêla, com informações do Governo do Estado do Piauí
Mais sobre: