Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reabertura do comércio em Teresina pode ser cancelada, diz Firmino

Capital teve 18 óbitos por covid em um dia. Primeira fase de reabertura está prevista para segunda (06), mas pode ser revista, se número de óbitos se manter.

01/07/2020 11:43

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (01), o prefeito Firmino Filho demonstrou preocupação com o cronograma de reabertura do comércio e flexibilização da quarentena em Teresina diante dos últimos dados de mortes divulgados pelo Governo do Estado. É que, segundo os dados oficiais, foram registrados 18 novos óbitos por covid-19 em Teresina nas últimas 24 horas e se esse número se manter neste patamar, a Prefeitura pode não manter o cronograma de flexibilização e cancelar a reabertura das atividades na próxima segunda-feira (06).

Leia também: Reabertura do comércio de Teresina acontece em quatro fases; veja o plano 

O prefeito explicou que o estudo feito junto com a Ufpi e o Comitê de Operações Emergenciais da Covid em Teresina estabeleceu algumas determinantes básicas para que a retomada das atividades aconteça de forma segura: o baixo índice de contaminação na cidade, o controle dos óbitos e o nível de agregação econômica do setor a ser flexibilizado.

“Se criou uma matriz que separou a economia de Teresina em quatro grandes blocos que são as fases de abertura. E nesses blocos temos setores homogêneos que tem ligação entre si. A primeira fase está sendo trabalhada com a construção civil, indústria e concessionárias de veículos. A ideia é que eles possam iniciar gradualmente de forma lenta na próxima semana, mas para cada fase, tem que saber o que deu, se ela provocou a piora do vírus, porque se isso acontecer, a gente freia”, explicou o gestor.


Reabertura do comércio em Teresina pode ser cancelada, diz Firmino - Foto: O Dia

Firmino fez uma analogia da reabertura das atividades econômicas em Teresina com uma descida em uma serra na qual, ao mesmo tempo em que se acelera, é preciso manter o pé no freio para parar quando necessário. “Tivemos 18 óbitos no último boletim e a pergunta que fica é: esses 18 óbitos são todos de ontem? Vamos checar essa informação junto ao Lacen [Laboratório Central do Piauí] e saber se foi mesmo tudo de ontem. Se for, se não tivermos o controle das mortes e continuarmos a ter esse pico, a nossa reabertura vai ter que ser interrompida”, destacou Firmino.

O prefeito de Teresina acrescentou ainda que é preciso responsabilidade com a reabertura gradual das atividades e que só porque Teresina parece estar atingindo o pico da covid-19, não significa que não será mais preciso nenhum esforço. 

“Se houver um aumento dos casos essa semana, não temos como fazer essa abertura na próxima semana. Estamos a serviço da vida da população, existe indicadores que apontam que a crise está mais lenta, que estamos chegando nesse pico, mas temos que chegar a um patamar que, com algum esforço, essa curva comece a cair e a gente comece a abrir os locais que são mais seguros. Tem que ter certeza e muito cuidado, e só vamos retomar a fase um se sentirmos segurança e passar essa segurança para a população”, finalizou Firmino.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Breno Cavalcante
Mais sobre: