Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí teve média de 14 incêndios na mata por dia em outubro

Dados do Inpe apontam que a média vem se mantendo já nestes primeiros dias de novembro. Número de focos reduziu 12% em relação a 2019.

02/11/2020 14:52

O Piauí teve uma redução de 12% na quantidade de focos de incêndio na mata contabilizados em 2020 em relação a janeiro a outubro de 2019. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e mostram ainda que outubro bateu o recorde do ano no número de queimadas: com 462 focos, é como se o Piauí tivesse em média 14 casos de fogo na vegetação a casa 24 horas. 

O aumento é de 177% em reação a setembro, que contabilizou 167 focos de incêndio.  E a média diária de outubro vem se mantendo já neste mês de novembro. Em apenas 24 horas, já são 14 focos de queimada em território piauiense localizados pelos satélites do INPE. 


Foto: Jailson Soares/O Dia

Chama atenção o fato de que na série histórica, o ano de 2020 ter sido o segundo com maior quantidade de queimadas na mata no Piauí nos últimos cinco anos. Com 8.003 focos acumulados de janeiro a outubro, 2020 perde apenas para 2019, quando o Estado registrou 9.119 focos no mesmo período. O ano menos crítica nos últimos tempos o foi 2017, quando o Piauí teve 6.655 focos de queimada.

As altas temperaturas características do B-R-O-Bró, o tempo seco e os ventos tornam-se condições propícias para o alastramento dos focos de queimada e dificultam o trabalho do Corpo de Bombeiros na contenção das chamas. Um único foco chega a demorar até cinco dias para ser totalmente apagado. Na zona Rural a situação se torna ainda mais crítica por conta da vegetação rasteira e seca.

Vale lembrar que para esta segunda-feira (02), a previsão é de pancada de chuva isolada ao menos para a região de Teresina. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja para o Piauí ante a alta probabilidade de precipitação ao final do dia.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: