Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tempo em Teresina: previsão aponta pancada de chuva nesta segunda (02)

Na Capital, é comum do dia 02 de novembro ser registrada a 'chuva de Finados'

02/11/2020 10:14

Teresina amanheceu nublada nesta segunda-feira (02) e, em alguns municípios da região Sul do Piauí, foram registradas pancadas de chuva, como em Picos e Canto do Buriti. A previsão para a Capital é que essa chuva também chegue à região da Grande Teresina ainda hoje.

Segundo o climatologista Werton Costa, isso pode acontecer devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um corredor de umidade que tem influência nas chuvas. “Esse corredor de umidade entrou pelo Sul da Bahia e despejou umidade sobre todo o Sertão nordestino, incluindo a Grande Teresina. Essa condição de corredor de umidade pode favorecer chuvas na Capital de hoje para amanhã, inclusive a famosa ‘chuva de Finados’, que é tradicional”, explica o climatologista.

(Foto: Arquivo/ODIA)

Em Teresina, é possível observar um padrão de nebulosidade, resultado do transporte dessas chuvas pelas ZCAS. Ainda de acordo com o climatologista, há uma tendência nítida de haver um aquecimento, comum na Capital, e esse aumento de temperatura no decorrer do dia pode consolidar essas nuvens, fazendo com que se transformem em nuvens de chuva.

“São chuvas em forma de pancadas, pois não estamos na estação chuvosa ainda, e devem ocorrer no final da tarde de forma mais consistente. Alguns municípios do interior do Estado também estão registrando essas pancadas no chuva no dia de hoje. A pancada é uma chuva de curta duração e está ocorrendo em vários municípios, como Canto do Buriti, Picos, e em cidades que estão na transição do Sertão para o Cerrado, que estão sendo atingidos por essa nebulosidade”, acrescenta Werton Costa.


De acordo com dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudo Climático (CPTEC), há 80% de probabilidade de chover em Teresina nesta segunda-feira. Essa previsão segue ainda para os próximos dois dias. Na terça-feira (03), há previsão de céu nublado com pancadas de chuva. Já na quarta-feira (04) deve ter apenas chuvas isoladas.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: