Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí tem mais beneficiários do Bolsa Família que empregos formais

Levantamento considera apenas os postos de trabalho na iniciativa privada. São 289 mil trabalhadores formais e mais de 453 mil beneficiários do programa.

18/08/2020 11:50

O número de beneficiários do Bolsa Família, programa assistencial do Governo Federal para pessoas de baixa renda, supera o de empregos com carteira assinada no Piauí, é o que revela dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Leia também: Piauí encerrou junho com saldo positivo na geração de emprego 

Segundo o levantamento, que exclui o setor público e só considera os postos de trabalhos na iniciativa privada, o estado contabiliza cerca de 289,3 mil trabalhadores formais, enquanto o número de piauienses beneficiários do Bolsa Família supera os 453 mil.


Piauí têm mais beneficiários do Bolsa Família que empregos formais - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Em todo o país, dez estados possuem mais beneficiários do Bolsa Família que pessoas empregadas com carteira assinada, todos nas regiões Norte e Nordeste, onde apenas Tocantins, Rondônia, Roraima, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco registram mais trabalhadores formais que favorecidos pelo programa.

O Bolsa Família é uma das ferramentas federais de assistência e transferência de renda. Atualmente, por conta da crise sanitária causada pelo novo coronavírus (Covid-19), ele se soma ao Auxílio Emergencial pago a desempregados e pessoas que tiveram a renda comprometida durante a pandemia.

Por: Breno Cavalcante, com informações do Poder 360
Mais sobre: