Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Piauí inicia pesquisa de amostragem em 11 municípios

O objetivo é ter a real dimensão do número de pessoas infectadas pela Covid-19; entenda como funciona

20/05/2020 13:56

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) começa hoje uma pesquisa de amostragem para analisar evolução do coronavírus no Estado. O objetivo é ter a real dimensão do número de pessoas infectadas pela Covid-19. O estudo acontece até o próximo sábado (23).

Para isso, uma equipe da Sesapi, composta por 54 entrevistadores e um profissional de saúde, realiza testes rápidos de 15 minutos além de um questionário identificando sintomas associados ao novo coronavírus na população.

Foto: UOL. 

Conforme a Sesapi, os municípios que serão assistidos pela pesquisa são Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Teresina, Oeiras, Floriano, Picos, Valença, São Raimundo Nonato, Corrente e Uruçuí. A previsão é de que sejam realizadas 4 mil entrevistas.

Como é feita a escolha da pessoa a ser testada?  

A pessoa a ser testada é escolhida aleatoriamente por meio de um critério probabilístico após sorteio censitário. Ou seja, uma área que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) distribui por município, áreas urbanas e quantidade de domicílios.

E se ela testar positivo?

Em casos positivos, toda a família residente na casa será submetida ao teste e fica sob responsabilidade da Sesapi os cuidados à família.

Segurança para os profissionais da pesquisa

Os profissionais treinados pela Sesapi são equipados com luvas, máscaras, aventais, óculos de proteção, fardas e jalecos para realizarem as entrevistas nas áreas externas das residências. Conforme a Governo do Piauí, a equipe é testada semanalmente para assegurar que não haja a contaminação dos funcionários.

Confira o resultado de outras pesquisas encomendadas pelo Governo do Piauí:

1 etapa: realizada entre os dias 25 e 28 de abril contabilizando 3.783 casos estimados

2 etapa: realizada entre os dias 06 a 09 de maio, contabilizando 17.148 casos estimados com uma taxa de infecção de 0,52%, ao encontrar 40 casos positivos em 25 residências

3 etapa: realizada entre os dias 12 a 15 de maio, contabilizando 36.120 casos com uma taxa de infecção de 1,10%, ao encontrar 57 casos positivos em 42 residências 

Edição: Adriana Magalhães
Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: