Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí retoma realização de cirurgias eletivas na rede pública estadual

Os procedimentos estavam suspensos devido a pandemia e voltarão seguindo a fila de espera de agendamentos

15/02/2021 15:21

Todos os procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais da rede pública estadual, que estavam suspensos desde o começo da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foram retomados nesta segunda-feira (15). A decisão foi comunicada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) por meio do Comitê de Operações Especiais (COE).

“O atendimento segue a fila de espera, com aqueles que já estavam com as consultas, exames e cirurgias agendadas, desde a paralisação. O objetivo é zerar algumas demandas o mais rápido possível”, explica o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares. 

(Foto: Divulgação/Sesapi)

A expectativa é que as filas de espera para este tipo de atendimento comecem a diminuir. Segundo dados do Complexo Estadual de Regulação Ambulatorial (CERA), as unidades com as maiores demandas são o Hospital Getúlio Vargas e Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), em Teresina, e o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. As especialidades médicas com maiores filas são Cirurgia Geral e Ortopedia.

Embora a retomada esteja autorizada para esta semana, deverá acontecer de forma gradual. Os atendimentos precisarão de prévio agendamento, sendo respeitada a fila de espera da regulação e tomados todos os cuidados de distanciamento. “Ainda estamos na pandemia e precisamos redobrar os cuidados para evitar contaminação pelo novo coronavírus. Não podemos aglomerar”, frisa Florentino Neto, secretário de Saúde.

Fonte: Com informações da Sesapi
Mais sobre: