Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hospital Getúlio Vargas anuncia que irá manter cirurgias emergenciais

A Sesapi suspendeu cirurgias eletivas na rede estadual de saúde

03/02/2021 15:55

O Hospital Getúlio Vargas irá manter cirurgias emergenciais, afirmou nesta quarta-feira (03) o diretor da unidade, Osvaldo Mendes. O anúncio aconteceu após a medida da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que suspendeu as cirurgias eletivas dos hospitais da rede estadual devido a pandemia do novo coronavírus. 


Leia também: “Questão de prioridade”, afirma diretora do IASPI sobre suspensão de cirurgias 


Segundo Osvaldo Marques, o HGV mantém os procedimentos emergenciais, como pacientes que necessitam de procedimentos neurológicos, e os casos de pacientes que chegam do interior do estado. Já as demais situações, que podem aguardar por duas semanas, estão suspensas. 

Foto: Divulgação 

“Os casos que não podem mais aguardar nós seguimos fazendo, como os pacientes neurológicos com tumor cerebral e aneurisma cerebral e os vasculares que precisam fazer embolização de tumores e tratamento de aneurismas. Nessas situações, por exemplo, continuamos com os procedimentos”, explicou o diretor. 

A Sesapi decidiu suspender as cirurgias eletivas ambulatoriais desde o dia 30 de janeiro por conta do aumento de casos da Covid-19 no Piauí. Esses procedimentos serão realizados apenas no Hospital Infantil Lucídio Portela e no HGV. A medida foi uma orientação do Comitê de Operações Emergenciais (COE). 

Mais sobre: