Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Trabalho doméstico: Mulheres trabalham 10 horas a mais que homens

Segundo a pesquisa, as mulheres ocupadas do Piauí estão em terceiro lugar na quantidade de horas gastas com trabalho domestico do país. Elas ficam atrás daquelas que residem nas cidades do Pará (20,7 horas) e na Paraíba (22,4 horas)

04/06/2020 15:19

No Piauí, em 2019, as mulheres com emprego gastaram, em média, quase 10 horas a mais que os homens com os afazeres domésticos. Enquanto elas dedicaram uma média de 20,6 horas semanais às tarefas domésticas, os homens gastaram 10,5 horas. O dado é de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (04).


LEIA MAIS: Teresina está entre os 15 destinos com maior atratividade para o comércio 


De acordo com a pesquisa, as mulheres ocupadas do Piauí estão em terceiro lugar na quantidade de horas gastas com trabalho domestico do país. Elas ficam atrás daquelas que residem nas cidades do Pará (20,7 horas) e na Paraíba (22,4 horas).

Foto: Revista Galileu

A pesquisa revelou ainda que o número é maior se considerado as pessoas desempregadas. Os homens do Piauí, por exemplo, dedica apenas 11,1 horas semanais com as tarefas de casas. Já a mulher desempregada gasta mais do que o dobro do tempo no Estado: 23,7 horas semanais.


LEIA TAMBÉM: Desemprego no Piauí atinge 13,7% no primeiro trimestre de 2020 


A diferença está em pequenos reparos

O único tipo de afazer doméstico que os homens realizam em maior percentual do que as mulheres é a realização de pequenos reparos ou manutenção do domicílio, do automóvel, de eletrodomésticos ou outros equipamentos, conforme a pesquisa.

Os dados mostram que aproximadamente 37,7% dos homens do Piauí disseram fazer essa atividade em seus próprios domicílios, enquanto 11,9% das mulheres disseram fazer o mesmo. Em números, a diferença representa 25,8 pontos percentuais e todas as outras atividades domésticas são realizadas por mulheres.

97,1% das mulheres fazem dupla jornada de trabalho no Piauí

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) 2019 revelou ainda que 97,1% das mulheres piauienses possuem dupla jornada de trabalho. Ou seja, são profissionais remuneradas que realizam as tarefas domésticas.  Entre os homens, cerca de 83,3% daqueles que são ocupados em trabalhos remunerados também fazem atividades domésticas. A diferença entre os sexos é de 13,8 pontos percentuais.

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: