Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí: Governo vai usar a PM para fiscalizar cumprimento de decreto

De acordo com o governo, 180 policiais militares vão atuar exclusivamente no trabalho de fiscalização e orientação de estabelecimentos comerciais no Estado

26/06/2020 18:36

O Governo do Piauí anunciou nesta sexta-feira (26) que vai usar a Polícia Militar (PM) para reforçar a fiscalização do cumprimento do novo decreto de isolamento social neste final de semana. A medida visa conter a propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Foto: Reprodução Governo do Piauí. 

De acordo com o governo, 180 policiais militares vão atuar exclusivamente no trabalho de fiscalização e orientação de estabelecimentos comerciais no Estado. O Corpo de Bombeiros também estarão de plantão para dar suporte, caso necessário, aos PMs.


LEIA TAMBÉM: Supermercados de Teresina não abrem no fim de semana; veja o que funciona 

A decisão foi tomada após uma reunião por videoconferência nesta sexta-feira, que contou com a presença da cúpula da segurança estadual. Com isso, o governo espera elevar o índice de isolamento social para retomar as atividades econômicas ainda no mês de julho . Nos últimos dias, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) viu o número de casos disparar no Piauí em decorrências do descumprimento das medidas sanitárias.


LEIA TAMBÉM: Reabertura do comércio em Teresina: veja quais setores devem retornar 

“Durante os dois próximos finais de semana, nossas equipes estarão trabalhando para que, assim como foi estabelecido pelo Governo do Estado por meio do decreto, a população se reserve ao isolamento social e consigamos restringir os níveis de infecção pelo novo coronavírus em nosso estado. Esse trabalho, feito em parceria com demais forças de segurança, tanto em nível municipal, quanto estadual e federal, reforçará o monitoramento em seus postos de fiscalização”, disse o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho.

Restrições por dois fins de semana

Nessa semana, o governo do Piauí, Wellington Dias (PT) anunciou medidas mais restritivas para conter o avanço da Covid-19. Entre ela, está o funcionamento de serviços essenciais será mais restrito nesta sexta (26), sábado (27) e domingo (28), e, também, de quinta (2) a domingo (5) da próxima semana.

Desobediência ao uso da máscara pode gerar multa

Também por meio de decreto, o governador Welington Dias anunciou nesta sexta-feira (26) aplicação de multa para quem desobedecer à determinação do uso obrigatório de máscaras de proteção facial  em espaços públicos. Conforme o decreto, as multas variam entre R$ 500 a R$ 10.000 em todo território piauiense.

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: