Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reabertura do comércio em Teresina: veja quais setores devem retornar

Em live nesta quarta-feira (24), Firmino Filho disse que a reabertura do comércio deve acontecer no dia 07 de julho. O Comitê de Gestão da Covid-19 mencionou alguns setores que devem retornar na data

24/06/2020 14:24

O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) afirmou em transmissão ao vivo nesta quarta-feira (24) que a reabertura do comércio em Teresina pode acontecer no dia 07 de julho Um pacto entre os setores econômicos está sendo planejado para que retomada das atividades aconteça de forma segura.  

Comércio em Teresina deve retornar no dia 07 de julho. Foto: Portal O Dia. 

Os setores da construção civil, concessionária de veículos, lojas de varejos e atividades de saúde devem ser os primeiros a retornar as atividades, segundo Washington Bonfim, do Comitê de Gestão da Covid-19.

“É um pacto com todos os setores para a retomada com segurança. Trabalhadores informais, o Governo do Estado, o Ministério Público [...], ou seja, precisamos estar todos convencidos para retornamos de maneira coordenada para o dia 07 de julho. Esse pacto também é uma convocação da sociedade junto com todos os atores”, disse Bonfim à imprensa.

Washington disse ainda que a retomada econômica é feita em conjunto com a avaliação do setor de saúde do governo e vai depender do controle da pandemia em Teresina.

“Cada um deve fazer a sua parte, a gente realiza o pacto e vai retornado aos poucos. Há conversas entre o perfeito e o governador. Teresina chegará ao picos por esses dias, mas necessário observar a evolução do vírus em outras cidade, que está diferente da Capital”.

“Outro fator importante é a solidariedade da população. Depende do esforço das pessoas, da compreensão para que tudo ocorra de forma coordenada e com segurança”, finalizou.

Na manhã desta quarta, a prefeitura apresentou dados da sétima rodada da Pesquisa Sorológica da Covid-19, que apontou para mais de 156 mil pessoas com doença em Teresina . O número é 35 vezes maior que o total de casos contabilizados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), mesmo com a taxa de acréscimo sendo a menor desde que a pesquisa começou a ser feita, em abril deste ano. 

O último boletim da Covid-19 em Teresina possui um total de 300 óbitos e 6305 casos confirmados da doença, por meio de teste ou exame. Os dados são diariamente atualizados pela Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: