Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí está em área de alerta para baixa umidade e onda de calor

Teresina terá temperatura máxima entre 38º C e 39º C durante a semana.

05/10/2020 15:53

Nesta segunda-feira, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) publicou um aviso de atenção para a baixa umidade e para a onda de calor que atinge 13 estados brasileiros, incluindo a maioria do território piauiense, com exceção do litoral.


Leia também: Onda de calor histórica pode aumentar em até 1,5° C a temperatura
 

Foto: Arquivo O Dia

De acordo com o aviso do Inpe, a tarde desta segunda-feira (05) será de temperaturas muito elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar. Destaca-se que esta condição permanecerá atuante durante a semana com pequenas alterações nas áreas atingidas.

Ou seja, o calor que vem sendo notado ao longo dos dias, desde o início do B-R-O-Bró, período mais quente e seco do ano, deverá continuar por toda essa semana, até o domingo, com temperaturas máximas entre 38º C e 39º C na capital piauiense. A probabilidade de chuva, segundo o Inpe, é de apenas 5%. 

Com as temperaturas elevadas e a baixa umidade, aumenta o risco de incêndios florestais e à saúde. Os principais sintomas que devem ser sentidos pela população incluem ressecamento de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Para evitar maiores riscos à saúde, as recomendações são: beber bastante líquido, especialmente crianças e idosos; evitar atividades físicas; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes; usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: