Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pandemia: Prefeitura de Timon suspende festas de Carnaval e o Zé Pereira

Com mais de 40 anos de tradição, a tradicional prévia carnavalesca do Zé Pereira reuniu cerca de 20 mil pessoas na Avenida Piauí, em 2020.

14/01/2021 11:25

A Prefeitura Municipal de Timon, município localizado na região metropolitana de Teresina, informou nesta quinta-feira (14) que as festividades de Carnaval e a 21ª edição do tradicional bloco do Zé Pereira estão suspensas. A decisão foi adotada após reunião realizada pela prefeita Dinair Veloso com a equipe de governo e tem como objetivo diminuir a proliferação do novo coronavírus.


Leia também: Carnaval em Teresina: blocos aprovam adiamento das festas de momo 


Foto: Divulgação/Prefeitura de Timon

Segundo a Prefeitura de Timon, dados do último boletim epidemiológico apontam que Timon possui uma taxa de reprodução inferior a 1, que representa uma “margem de segurança” recomendada pelas autoridades em saúde. “Sabemos da importância que o tradicional Zé Pereira tem pra nossa cidade. Estamos enfrentando uma pandemia e estamos otimistas com as previsões para o início da vacinação no Brasil, mas, enquanto esse momento não chega, precisamos nos proteger, cada um fazendo sua parte. Por isso, suspender os eventos deste período de carnaval é o mais certo a se fazer, para assegurar a saúde dos timonenses”, reforçou a prefeita. 

Para o secretário municipal de saúde, Jeferson Veras, o fato do município não estar em uma situação crítica é mais um motivo para manter a prevenção. "A secretaria de saúde entende não ser razoável a realização de eventos que gerem grandes aglomerações ou que a possam possibilitar a proliferação do vírus da COVID-19, devemos manter os cuidados para não alcançar um novo pico da doença”, pontuou.

Com mais de 40 anos de tradição, a tradicional prévia carnavalesca reuniu cerca de 20 mil pessoas na Avenida Piauí, em 2020. Nas redes sociais, muitos moradores do município comemoraram a decisão pela suspensão do bloco. "Decisão acertada. O vírus continua solto e invisível", disse um. "Nessa pandemia quem está preocupado com carnaval? Queremos a vacina e saúde para a população. Muito bem!", comemorou outra seguidora.

Segundo dados do último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Timon, nesta quarta-feira (13), até o momento foram registrados 26.309 casos notificados, 2.996 suspeitos, 10.776 descartados, 12.537 confirmados, 11.874 recuperados e 193 óbitos.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: