Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Padre Manoel Gomes de Matos morre por covid-19 em Teresina

Pároco já atuou nas paróquias dos bairros Primavera e Vermelha. Padre Manoel lutava contra um câncer e teve parada cardíaca.

06/06/2020 09:27

Faleceu na noite desta sexta-feira (05) em Teresina o Padre Manoel Gomes de Matos, em decorrência de complicações de covid-19. Padre Manoel estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital particular da capital, mas sofreu uma parada cardíaca. Ele já vinha fazendo um tratamento contra um câncer. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Teresina na manhã deste sábado (06).

Leia também: Coronavírus - Arquidiocese de Teresina divulga horários de missas virtuais 

Ordenado em dezembro de 1974, o Padre Manoel foi sacerdote por mais de 40 anos e serviu em missão de evangelização pela Arquidiocese de Teresina, tendo sido pároco na paróquia da Santíssima Trindade, no bairro Primavera; e vigário na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha.


Padre Manoel foi sacerdote por mais de 40 anos e faleceu em decorrência de covid-19 - Foto: Reprodução

Por meio de nota, a Arquidiocese de Teresina informou que o velório do Padre Manoel será restrito, assim como seu sepultamento, que acontecerá em caráter imediato devido às restrições por conta do coronavírus. O procedimento é padrão para os óbitos decorrentes da doença conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Arquidiocese pediu aos teresinenses que se unam em oração pelo descanso de Padre Manoel e de todas as vítimas de covid-19. "Que nosso Deus misericordioso conforte todos os nossos corações e traga a fortaleza necessária para transformar a dor em esperança", diz a nota.

Prefeitura e Estado lamentam a perda

Em suas redes sociais, o prefeito Firmino Filho lamentou a morte do Padre Manoel Matos. O chefe do Executivo Municipal disse: "Que ele possa levar nosso recado a Deus, pedindo que nos ajude a passar por esse momento tão difícil no planeta Terra. Aos fiéis e familiares, meu abraço. À Santa Igreja meu agradecimento por ser companheira nessa luta e um instrumento de fortalecimento da nossa fé e esperança".

O Governo do Estado do Piauí também se manifestou sobre a morte de Padre Manoel Matos. Veja a nota abaixo a nota do governador Wellington Dias:

O Governo do Estado do Piauí manifesta profundo pesar pelo falecimento do Padre Manoel Gomes dos Santos, ocorrido na noite dessa sexta-feira, dia 5 de junho. Padre Manoel tinha 72 anos e foi vítima da Covid-19.

O sacerdote serviu a Arquidiocese de Teresina durante 46 anos e foi pároco na Paróquia Santíssima Trindade e na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Neste momento de dor, o Governo do Estado presta condolências e solidariza com familiares, amigos e fieis do Padre Manoel.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: