Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paciente morre após ser atendido no chão por falta de leito na Upa do Promorar

O paciente foi levado para a sala vermelha nos braços por um familiar já em estado grave de parada cardiorrespiratória.

19/03/2021 07:54

Um paciente de 86 anos, que não teve a identidade divulgada, veio a óbito após sofrer uma parada cardiorrespiratória na noite desta quinta-feira (18) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina. O idoso recebeu atendimento de emergência no chão por falta de leitos na unidade de saúde.

=


Leia também: Comércio não pode funcionar nesta sexta-feira. Confira decisão judicial


Imagens divulgadas nas redes sociais mostram uma profissional de saúde sentada no chão ao lado do corpo do idoso, após as tentativas de reanimação. Segundo informações da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o paciente foi levado para a sala vermelha nos braços por um familiar já em estado grave de parada cardiorrespiratória.


Foto: Reprodução/Instagram

De acordo com a FMS, o idoso foi recebido por uma equipe de plantão que iniciou imediatamente o processo de reanimação enquanto era providenciada uma maca. A Fundação esclareceu ainda que todos os leitos da sala vermelha, destinada a pacientes em estado grave, estavam ocupados, inclusive os leitos extras. No momento haviam 10 pacientes graves na unidade, que possui apenas quatro vagas.

"Devido à gravidade da situação não era possível interromper o processo de ressuscitação cardíaca para mudá-lo de local. Foram usados todos os recursos possíveis para reanimação do paciente, no entanto ele já chegou à unidade em estado muito grave e veio a óbito", informou a FMS em nota.

Confira a nota na íntegra:

A Upa do Promorar informa que o paciente em questão foi trazido para a sala vermelha nos braços por um familiar já em estado grave de parada cardiorespiratória, e foi recebido por um equipe de plantão que iniciou imediatamente o processo de reanimação enquanto era providenciada uma maca, pois todos os leitos da sala estavam ocupados inclusive leitos extras. Devido à gravidade da situação não era possível interromper o processo de ressuscitação cardíaca para mudá-lo de local. Foram usados todos os recursos possíveis para reanimação do paciente, no entanto ele já chegou à unidade em estado muito grave e veio a óbito.

Mais sobre: