Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Operando no limite, HGV abre mais 10 leitos de UTI covid

Hospital aguarda apenas a chegada de equipamentos enviados pelo Ministério da Saúde e vai destinar 30% de sai equipe médica para as novas instalações.

11/03/2021 12:36

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) vem operando no limite de sua capacidade de atendimento, assim como toda a rede pública de saúde do Piauí. Com 100% de duas vagas para pacientes graves ocupadas, o hospital vai abrir mais 10 leitos de UTI covid-19 na próxima segunda-feira. Essa expansão da capacidade de atendimento se deu graças a uma parceria da direção da unidade com a Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) e a Secretaria Estadual de Saúde. 


Leia também: Direção do HGV teme colapso após atingir 100% de ocupação das suas UTI Covid-19


“Estamos apenas aguardando alguns equipamentos que serão enviados pelo Ministério da Saúde, como ventiladores e monitores, mas todas as equipes, insumos e estrutura está sendo preparado. Temos que lembrar que a conscientização e o compromisso de cada um em seguir as regras, usar sua proteção e ficar em casa é muito importante, porque o serviço público está chegando a seu limite máximo”, disse Ítalo Rodrigues, presidente da Fepiserh.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Os 10 novos leitos de UTI que serão abertos no HGV ficarão instalados na área de pneumologia, que é a mais isolada. O diretor do hospital, médico Oswaldo Mendes, explica que pelo menos 30% da equipe médica da unidade entrará na escala de atendimento desta nova unidade de terapia intensiva. “Nos reunimos hoje com toda a equipe e organizamos o pessoal da enfermagem e técnicos, fisioterapeutas e demais médicos que vão se destacar para esse novo espaço”, afirmou.

No momento, o HGV conta com 50 leitos de UTI covid, abertos no último final de semana, mas que teve ocupação total em apenas três dias. Além disso, há ainda mais 20 leitos de UTI não covid na unidade. Com a abertura desses 10 leitos novos, o hospital passará a contar com 80 leitos no todo, sendo 60 destinados especificamente para pacientes com covid-19.

Por: Com informações da O Dia TV
Mais sobre: