Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Direção do HGV teme colapso após atingir 100% de ocupação das suas UTI Covid-19

A Fepiserh deve se reunir com demais autoridades de saúde do estado para discutir a situação

10/03/2021 16:44

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, atingiu 100% de ocupação dos seus leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) nesta quarta-feira (10), como aconteceu no ano passado. No domingo (7), o centro hospitalar havia recebido a instalação de dez novas unidades em caráter de urgência.

Por conta da situação, o diretor do HGV, Osvaldo Mendes; e o presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Italo Rodrigues; farão uma reunião de emergência nas próximas horas para definir quais medidas serão adotadas diante da possibilidade de colapso do serviço do maior hospital da rede pública estadual. 

(Foto: Divulgação/Sesapi)

“Colapsar a rede de saúde significa que as pessoas podem ficar sem atendimento médico. Estamos unindo todos os esforços para ampliar a nossa capacidade de atendimento, garantindo insumos, equipamentos e profissionais, mas a população precisa colaborar com as medidas restritivas. A situação da pandemia é gravíssima”, frisa o presidente da Fepiserh.

Dados da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) mostram que a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 em todo o estado está acima dos 90%, e completamente sem vagas na capital, mesmo com a ampliação da estrutura hospitalar das últimas semanas. Segundo Mendes, a redução das internações se a população respeitar as medidas sanitárias.

“Temos 50 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 e outros 20 que precisam atender pacientes com outras doenças, que são regulados para o HGV. Nós chegamos a um limite que é difícil aumentar ainda mais. Não adianta o governo lançar decretos, se a população não entender que tem que fazer a sua parte”, alerta o diretor do HGV.

Fonte: Com informações da Fepiserh
Mais sobre: