Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ocupantes de imóvel tombado são ameaçados por policiais militares

Estudantes de arquitetura querem evitar a demolição da casa e a construção de um estacionamento.

09/07/2015 08:53

Estudantes que ocupam uma casa na rua Félix Pacheco, no centro de Teresina, há mais de uma semana, alegam ter sido ameaçados por policiais militaes na noite de ontem (08). A proprietária do imóvel teria chegado ao local com um advogado e quatro PM's intimidando os ocupantes do imóvel tombado. 

Foto: Elias Fontenele/ODIA

Segundo o estudante de arquitetura, Emerson Mourão, o grupo chegou sem nenhum documento que determinasse a desocupação. "O advogado da dona do imóvel não quis conversar e nos deu um prazo de duas horas para deixarmos o local. Diante da ameaça, nós ligamos para os órgãos defensores como a Ordem dos Advogados do Brasil, para o advogado do movimento e também para o secretário Fábio Abreu para que nos ajudassem no momento", conta 

O estudante ainda relata que todos as pessoas contactadas afirmaram que nenhum policial tinham poder de remover os ocupantes, pois não portavam nenhum documento ou pedido de reintegração de posse. "Provavelmente eles estão aliados a pessoas importantes, como o possível comprador do imóvel, e por isso estão afrontando o movimento. Se a gente sair, a casa vai ser destruída e isso representa uma derrota para nós", disse Emerson. 


Leia Mais: Estudantes ocupam imóvel tombado no Centro para evitar demolição 


Parte dos ocupantes vai até a Câmara Municipal hoje (09) para se reunir com vereadores e outros órgãos a fim de garantir apoio nos movimentos de ocupação de imóveis tombados. Os estudantes ocupam a residência a cerca de nove dias e, até o momento, cerca de 80 pessoas já passaram pelo local apoiando a ideia de não deixar o imóvel ser demolido.

Após o incidente de ontem, muitas pessoas foram até o local para apoiar os ocupantes. "Cerca de quarenta pessoas se concentraram aqui após os PMs nos ameaçarem. O advogado da proprietária deixou o local, após a advogada do movimento mostrar provas de que a ordem de desocupação é ilegal", disse Emerson.

O PortalODia.com entrou em contato com o Batalhão de Polícia Militar, que atende a área onde o imóvel está sendo ocupado, e o comandante do 1º BPM, Major Jonh Feitosa, afirmou que nenhum policial lotado na região estava envolvido no caso. Ele também afirmou que nenhum policial tem poder de remoção de ocupantes. 

Entenda o Caso

O imóvel, tombado como patrimônio histórico da cidade, foi vendido pelos familiares da antiga proprietária e, segundo um grupo de estudantes, está prestes a ser demolido para dar lugar a um estacionamento, a exemplo do que aconteceu com vários outros imóveis do centro da capital. 

A construção é datada da década de 20, e até meados de 2014 estava com a estrutura totalmente preservada. De acordo com os estudantes a casa é um ícone da arquitetura da cidade.A demolição do imóvel foi iniciada no ultimo final de semana. Portas e janelas foram retiradas, além de parte da estrutura do telhado. Para tentar impedir a demolição total do imóvel, os estudantes do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Piauí ocuparam o local buscando evitar novos danos à estrutura. 

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: