Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Piauí, Coronavac para imunizar gestantes serão distribuídas neste sábado (15)

A medida foi adotada após a recomendação da Anvisa para suspensão de vacinação de gestantes com a vacina de AstraZeneca

15/05/2021 08:34

Um total de 14 mil doses da Coronavac serão distribuídas a partir deste sábado (15) para as regionais de saúde do interior do Piauí para a imunização de gestantes, conforme estabelece o Plano Nacional de Imunização. A medida foi adotada após a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suspensão de vacinação de gestantes com a vacina de AstraZeneca . 

“Essas são doses importantes, pois recentemente tivemos a interrupção na aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes com comorbidades, e com as vacinas que chegam ao estado nesta sexta-feira, iremos conseguir seguir com a vacinação desse público e das puérperas com comorbidades, garantindo a continuidade da imunização”, afirmou o secretário de Saúde, Florentino Neto.

Foto: Assis Fernandes / O Dia 

Durante esta semana, o Piauí recebeu 29.600 doses de Coronavac na quinta-feira (13) e mais 14.400 vacina nessa sexta-feira (14). Com essa quantidade, a Sesapi explicou que será possível suprir todas as segundas doses que os municípios estão precisando para completar o ciclo da vacinação no grupo prioritário.

O superintendente de atenção primária a saúde e municípios da Sesapi Herlon Guimarães, comentou que a distribuição para os municípios irá impedir atraso na vacinação de quem já recebeu a primeira doses do imunizante. 

“Anteriormente essas 29.600 doses que recebemos esta semana estavam destinadas para gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência. Na noite da última quinta-feira (13), o Ministério da Saúde alterou essa publicação e informou que essas doses deveriam ser utilizadas para as doses complementares da sua população que estavam com a segunda dose em falta. Dessa forma, iremos suprir toda a demanda dos nosso municípios por segundas doses de Coronavac que estão com atraso”, disse o superintendente.

Mais sobre: