Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí suspende vacinação de gestantes com AstraZeneca após orientação da Anvisa

As gestantes devem procurar seus médicos para avaliação individual sobre o uso ou não do imunizante

11/05/2021 11:05

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiram nota, nesta terça-feira (11), informando que seguirão as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após emissão de Nota Técnica determinando a suspensão da vacinação de gestantes com o imunizante da AstraZeneca/Oxford.

A Sesapi orienta aos municípios piauienses que suas gestantes procurem seus médicos para que façam avaliação sobre o uso ou não do imunizante. “Neste caso é bastante preventivo que as gestantes possam definir com o seu médico a melhor maneira na condução desta vacinação”, explica o superintendente de Atenção à Saúde Municípios, da Sesapi, Herlon Guimarães.

De acordo com o superintendente, a secretaria está aguardando um documento oficial do Ministério da Saúde, sobre os procedimentos a serem adotados em relação a este assunto. 

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.

A Coordenação Geral do Plano Nacional de Imunização também vai emitir, ainda nesta terça-feira, um comunicado com mais detalhes sobre as orientações a seguir, pelos municípios. 

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Fundação Municipal de Saúde também informou que segue a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determinando a suspensão imediata da vacinação de gestantes com o imunizante do laboratório Astrazeneca. A Fundação destaca que vai aguardar nova orientação do Ministério da Saúde para definir como continuar o esquema para este público.

Confira a nota técnica emitida pela Anvisa

"Anvisa recomendou nesta segunda-feira (10/5) a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica."

Mais sobre: