Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Piauí, comércio e saúde tiveram o melhor desempenho na pandemia

Os dois setores apresentaram os melhores números quando o critério é a abertura de novas empresas na pandemia

14/12/2020 14:51

O estado do Piauí apresenta saldo positivo no acumulado da abertura de novas empresas durante este ano, aponta um levantamento da Junta Comercial do Piauí (Jucepi) divulgado nessa segunda-feira (14). No comparativo com o número de baixas registradas durante o ano, a marca positiva alcança 55%.


Leia tambémComércio: Natal deve impulsionar vendas e empregos em Teresina 

Oportunidade de emprego: Teresina tem vagas temporárias no final de ano 


Segundo os dados, até o mês de novembro foram abertas 5.048 empresas.  No mesmo período, 2.236 empresas foram fechadas no estado, o que gera um saldo positivo de 2.811. A Jucepi ressalta que não estão incluídos nos números os microempreendedores individuais do Portal do Empreendedor e as empresas registradas no cartório da pessoa jurídica.

Foto: O DIA

Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, os dados mostram um otimismo dos empresários do Piauí na recuperação econômica após o período de quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus. Ele revelou ainda que todos os meses desse ano apresentaram aumento na abertura de empresas.

“Os números apontam a recuperação da economia e o otimismo do nosso empresariado. A incerteza provocada pela pandemia só atrasou a formalização dos negócios tanto que a partir de maio a Jucepi registrou crescimento mês a mês na abertura de empresas, com exceção de novembro que historicamente registra queda nessa época do ano”, explicou.

Comércio e saúde apresentam melhor desempenho

Os setores de comércio e saúde apresentaram o melhor desempenho quando o critério é a abertura de novas empresas no período da pandemia do estado. No comércio foram 2.407, enquanto saúde e serviços sociais alcançou 435 novas empresas. Por outro lado, alimentação com 260 e construção com 317 empresas abertas apresentaram os menores números.

Dentre os municípios com destaque, estão: Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Uruçuí. O Piauí acumula 231.106 empresas ativas, sendo; microempresa (98.550), microempreendedor individual (95.170), empresa de pequeno porte (6.155) e demais (31.231). 

Por: Otávio Neto, com informações da Jucepi
Mais sobre: