Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oportunidade de emprego: Teresina tem vagas temporárias no final de ano

A quantidade de vagas é bem menor que a registrada em anos anteriores

23/11/2020 16:39

As tradicionais festividades de final de ano devem gerar pelo menos 200 vagas de empregos temporários no comércio de Teresina. Essa é a projeção do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDLOJAR-PI) que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, aguarda um bom volume de vendas para este natal e réveillon.


Leia tambémPrata do Piauí determina lockdown após aumento dos casos de Covid-19 


A quantidade de vagas é bem menor que a registrada em anos anteriores. A explicação está na retomada lenda da economia após o período de quarentena decretada pelo governo do estado  e município.  “A gente sabe que não vai recuperar toda essa perda de venda de quando as lojas estiveram fechadas. A reocupação é lenda, mas já está acontecendo. Isso é muito importante também inclusive para a geração de trabalho”, afirma Tertulino Passos, presidente do Sindlojas.

O diferencial nesse ano está no perfil de profissional que é procurado pelas empresas para ocupar as vagas temporárias. Quem teve contrato suspenso na pandemia tem uma chance maior de conseguir o trabalho. Por outro lado, quem busca a vaga pela primeira vez terá um desafio a mais nesse período de retorno do comércio.

(Foto: Assis Fernandes / O DIA)

“Esse momento é oportunidade das vagas estarem voltando. As lojas estão trazendo as pessoas que estão de contratos suspensos ou com redução de carga horária e colocando para fazer o trabalho completo. Ela já é uma pessoa que conhece a loja, o produto e está acostumada com o estilo da loja. É muito mais fácil para que ela faça um bom atendimento”, orienta Tertulino Passos.

Mas nada é impossível. O jovem Carlos Daniel conseguiu uma vaga de estoquista em uma loja da capital depois de buscar pela vaga na internet e também presencialmente na sede das empresas. “Está difícil as coisas. A pandemia, tudo que está acontecendo, muitas perdas. Eu estava caçando um emprego, fui em várias empresas e surgiu essa oportunidade. Estava deixando currículo por email e nas lojas”, explicou.

Para conseguir a vaga, o candidato deve ir muito além da força de vontade e da procurar incessante. É necessário um currículo apropriado para o perfil buscado pelas lojas e qualidades pessoais como a boa comunicação e o relacionamento pessoal com clientes e colegas de trabalho. A gerente de loja Tatiane Ramida explica as principais exigências na hora de preencher as vagas.

“Tem que ser muito comunicativa, ter um currículo, independente de ter experiência ou não, você tem que buscar sempre estar se aperfeiçoando na excelência do atendimento. O cliente busca excelência no atendimento. Quando você tem excelência, é comunicativo e tem amor pelo que faz tudo flui de forma prazerosa”, pontua.

Por: Otávio Neto
Mais sobre: