Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Piauí, 44% dos bares e restaurantes só conseguirão se manter por mais um mês

Este dado é de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Piauí (Abrasel-PI).

16/03/2021 12:29

Com as medidas restritivas adotadas pelo governo do Estado para conter a disseminação da Covid-19, cerca de 35% dos bares e restaurantes do Piauí fecharam, e de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Piauí (Abrasel-PI), durante o período de 5 a 8 de março, 44,2% dos estabelecimentos só conseguirão manter os negócios por mais um mês.


Leia também:

Dudu propõe que bares e restaurantes sejam incluídos como serviço essencial 

Auxílio de R$ 1 mil será para funcionários demitidos de bares e restaurantes 


O levantamento foi realizado com empresas do setor de alimentação fora do lar para saber a situação dos empreendimentos. “Fizemos esta pesquisa com o intuito de termos dados concretos da situação dos nossos associados e, assim, podermos cobrar das autoridades medidas para reverter a situação do setor no estado”, afirma o presidente da Abrasel-PI, Eduardo Rufino.

(Foto: Divulgação/ Abrasel)

Além disso, o presidente dimensiona o tamanho do impacto da pandemia para este ramo de atividade. “Olhando o impacto sobre o setor, percebemos que a pandemia não atingiu apenas os empresários, mas também os trabalhadores; desde março de 2020 já foram mais de 3 mil demissões. O estudo aponta, ainda, que houve uma queda de 30% a 60% no faturamento de 39,5% das empresas desde janeiro de 2021, o que podemos considerar como resposta do aumento de casos e das medidas restritivas”, destaca.

Outro dado chama a atenção: a maioria das empresas, 59,7%, estão trabalhando com a sua equipe reduzida. De acordo com Vitor Bezerra, conselheiro fiscal da Abrasel-PI, o setor de alimentação fora do lar vem sofrendo bastante com as restrições devido à pandemia, são famílias inteiras sem renda. O conselheiro destaca ainda que só a vacinação e uma fiscalização eficaz das medidas sanitárias poderá reverter esse quadro.

Mais sobre: