Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MPPI investiga agentes públicos e empresários por desvio de mais de 1,2 milhão

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Avelino Lopes, Redenção do Gurgueia, Curimatá, Capitão Gervásio Oliveira e Flores do Piauí.

16/12/2020 10:07

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Piauí (MPPI), deflagou, nesta quarta-feira (16), a Operação Queda do Império, que tem como objetivo investigar organização criminosa constituída para praticar os delitos de lavagem de dinheiro, fraude a licitações e desvio de recursos públicos em várias cidades do Estado do Piauí.


Leia também: Operação Acesso Negado: Servidor do TJPI e advogado são investigados pela PF 

 Ao todo, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Avelino Lopes, Redenção do Gurgueia, Curimatá, Capitão Gervásio Oliveira e Flores do Piauí.

De acordo com o MPPI, foi possível concluir, até o momento, que o esquema criminoso é formado por agentes públicos e empresários, que se utilizam de uma construtora de fachada, sem qualquer capacidade operacional, para forjar prestação de serviços públicos contratados após várias licitações fraudulentas. 

Os valores ainda estão sendo auditados, mas o montante de recursos públicos que teriam sido desviados já passa de R$ 1,2 milhão.

Segundo a investigação, foram realizadas transferências de recursos públicos municipais para a empresa sem que houvesse a efetiva prestação do serviço contratado. Depois disso, os recursos públicos foram pulverizados em diversas contas bancárias para dificultar a identificação e a recuperação dos valores.

A Operação “Queda do Império” conta com o auxílio da Polícia Civil e da Polícia Militar para o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

Por: Nathalia Amaral, com informações do MPPI.
Mais sobre: