Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lockdown parcial: isolamento cai, mas segue acima dos 50% no Piauí

Apesar de subir nos finais de semana e feriados, o cumprimento da quarentena no Estado ainda está cerca de 30 pontos percentuais abaixo do considerado ideal pela OMS.

25/05/2020 09:32

O Piauí adotou pelo segundo final de semana seguido um sistema de lockdown parcial para tentar aumentar os índices de isolamento em meio à pandemia do novo coronavírus. As medidas incluem, dentre outros, uma lei seca, que proíbe a venda de bebida alcoólica de sexta a domingo, e o fechamento de mercados, supermercados e padarias no domingo.


Leia também: Piauí registra 1.110 novos casos de coronavírus em uma semana 


No primeiro fim de semana de lockdown parcial, dos dias 15 a 17 de maio, o Piauí conseguiu elevar seu índice de isolamento, que chegou a 55% no domingo (17). Neste último final de semana, no entanto, já se percebeu uma queda nessa taxa. Embora ela tenha se mantido acima dos 50%. 

Segundo os dados da start-up InLoco, o índice de distanciamento social no Piauí neste domingo (24) ficou em 52,9%. Dois pontos percentuais a menos que no domingo anterior. No sábado (23), essa taxa foi de apenas 44,6%.

Mas mesmo tendo tido uma ligeira queda em relação ao lockdown parcial anterior, o cumprimento da quarentena segue sendo bastante superior nos finais de semana e feriados em comparação com os dias úteis. Durante a semana, o cumprimento da quarentena no Piauí oscilou entre 42,9% na segunda-feira (18) e 42,5% na quinta-feira (21). Na sexta (22), quando houve o feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, a taxa de isolamento no Estado ficou em 44,9%.


Imagem: Reprodução/InLoco

Isolamento segue quase 30 pontos percentuais abaixo do ideal

No Piauí, assim como em todo o Brasil, o índice de isolamento social ainda está muito abaixo dos 73% preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o ideal para que o avanço do coronavírus seja freado e os sistemas de saúde não entrem em colapso. 

Aqui no Estado, por exemplo, com a taxa de quarentena variando entre 42% e 44% durante a semana, o isolamento está em média uns 30 pontos percentuais abaixo do ideal. E mesmo nos finais de semana e feriado em que esse distanciamento aumenta chegando à casa dos 52% a 55%, ele ainda fica aquém do esperado.

Cumprimento da quarentena também caiu em Teresina

Conforme os dados da InLoco, o índice de isolamento social de Teresina ficou entre 47,2% e 55% no último sábado (23). Os dados do domingo (24) ainda não foram divulgados. No entanto, os números já dão um vislumbre de que o cumprimento da quarentena vem caindo na capital nas últimas semanas.

A zona Leste foi a que mais cumpriu o isolamento, com um índice de 48,01%, seguida da região Centro-Norte, com 46,83%, e da zona Sudeste, com 46,59%. A zona Sul foi a que menos ficou em casa no sábado, com um isolamento em torno dos 46,02%. Com relação aos bairros, Centro (54,90%), Jóquei (54,25%) e Ininga (54,25%) foram os que mais cumpriram a quarentena.

Em compensação, na outra ponta do mapa estão os bairros Angelim (45,40%) e Santa Maria (45,47%) como os que mais descumpriram o decreto de isolamento social em Teresina nos últimos dias.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: