Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

INPE: Piauí dobra número de focos de queimadas em um mês

Os dados apontam que, do dia 1º ao dia 30 de julho, 441 focos foram registrados no Estado, enquanto em junho foram registrados 148.

31/07/2020 16:30

Segundo dados coletados junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Piauí mais do que dobrou o número de focos de queimadas no mês de julho deste ano em relação ao mês anterior. Os dados apontam que, do dia 1º ao dia 30 de julho, 441 focos foram registrados no Estado, enquanto em junho foram registrados 148.

Somente nos últimos cinco dias, 109 focos de queimadas foram contabilizados pelo instituto. De acordo com o climatologista Werton Costa, a baixa umidade relativa do ar aliada ao aumento do índice de insolação e, consequentemente, o aumento das temperaturas, além da redução da umidade do solo, exercem influência sobre a vegetação e podem contribuir para o início dos focos de incêndio.

Piauí dobra quantidade de focos de queimadas em um mês. (Foto: Arquivo O Dia)

“A biomassa ressecada vai perdendo o seu viço e o seu verdor, e passa a ser um grande combustível para queimadas. Nós sabemos que, no município de Teresina, temos uma legislação que regula e proíbe certos tipos de queimadas. É fundamental que a sociedade seja diligente e o poder público aja no sentido de coibir eventuais abuso”, destaca.

O climatologista alerta ainda que as queimadas podem alterar negativamente a qualidade do ar e ocasionar doenças infecciosas. Por isso, é importante que a população fique atenta e tome certos cuidados com a limpeza de terrenos baldios e a preparação de terras para o plantio.

Nesta sexta-feira (31), dois grandes incêndios em vegetação foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros do Piauí. O primeiro deles ocorreu na região do povoado Alegria, na zona Sul de Teresina. Segundo informações dos Bombeiros, uma equipe esteve no local fazendo o controle das chamas em uma área de mata.

Já o segundo ocorreu na cidade de Campo Maior, localizada a 77 km de Teresina. Neste caso, o fogo iniciou por volta das 13h em uma área de vegetação nas proximidades do Monumento dois Heróis do Jenipapo. De acordo com informações apuradas pelo Portal O Dia, o fogo chegou a atingir o Cemitério do Batalhão, onde estão sepultados os mortos da Batalha do Jenipapo.

Incêndio ocorreu na área de vegetação nas proximidades do Monumento dois Heróis do Jenipapo. (Foto: Reprodução)

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: