Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Incêndio ameaça Monumento dos Heróis do Jenipapo em Campo Maior

As chamas se alastraram com a força do vento para terrenos próximos e agora ameaça a unidade da Embrapa Meio Norte

31/07/2020 15:31

Um incêndio de grande proporção ameaça atingir o Monumento dos Heróis do Jenipapo, localizado às margens da BR 343, no município de Campo Maior.

Segundo moradores da região, o fogo teve início por volta das 13h desta sexta-feira (31/07) na vegetação do terreno do monumento. As chamas se alastraram com a força do vento para propriedades vizinhas e agora se aproxima a unidade da Embrapa Meio Norte.

O Portal O Dia apurou que o fogo não chegou a atingir o Museu que abriga artefatos e a estrutura de concreto, mas atingiu o Cemitério do Batalhão, onde estão sepultados os mortos da Batalha do Jenipapo.


Leia também

VÍDEO: Incêndio na mata assusta moradores no Povoado Alegria 


Funcionários do monumento e moradores da região tentam evitar que as chamas se propaguem para outras áreas. A Brigada de Incêndio de Campo Maior afirmou que já recebeu o chamado e está a caminho da ocorrência para o controle do incêndio.

Enchente

Em março desse ano, com as chuvas intensas na região norte do Piauí, o nível do Rio Jenipapo, que passa a poucos metros do local, subiu a ponto de provocar uma enchente no Monumento dos Heróis do Jenipapo. O Cemitério do Batalhão ficou debaixo d’água e o Museu sob alerta. A solenidade em comemoração a Batalha do Jenipapo foi transferida do local, mas logo depois cancelada por conta da pandemia do novo coronavírus . 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: