Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Home office: Governo regulamenta teletrabalho no Piauí

Uma portaria estabelecendo as regras e a data que a medida passar a valer ainda será publicada no Diário Oficial do Estado.

23/10/2020 10:52

O governador Wellington Dias (PT)  decidiu regulamentar e padronizar o regime de teletrabalho  para servidores públicos estaduais. A nova regra tem por objetivo evitar a transmissibilidade do novo coronavírus além de reduzir os gastos administrativos. Uma portaria estabelecendo as regras e a data que a medida passar a valer ainda será publicada no Diário Oficial do Estado.  

O chamado teletrabalho, ou home office, foi estimulado em maio deste ano por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A decisão de regulamentar aconteceu durante uma reunião do governador Wellington Dias com secretários, diretores e membros do Centro de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI).

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“O Teletrabalho ela é uma regulamentação que tem por objetivo atuar naquilo que aprendemos que é ter o controle e compromisso com a atividade a partir do lugar que você está trabalhando de forma remota. Nós queremos estabelecer um regramento pela responsabilidade”, disse o chefe do executivo estadual.

A Secretaria de Administração do Estado ainda não tem estimativa sobre o percentual de servidores que permanecerão em trabalho remoto permanentemente. A ideia é que servidores que despacham projetos por sistema sejam contemplados pela medida.

Quem estiver em home office terá que seguir as mesma diretrizes de servidores presenciais como, por exemplo, o cumprimento da carga horário de trabalho além do cumprimento de metas.

Antes, o teletrabalho era tratado como projeto-piloto em alguns órgãos e não tinham regras padronizadas. Agora, teletrabalho poderá ser adotado de forma permanente onde o servidor poderá acompanhar, receber, encaminhar e executar todos os trâmites estando de casa.

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: