Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Golpe em Teresina: restaurantes não estão distribuindo vouchers

Associação nega que estabelecimentos estejam fornecendo almoço grátis e pede atenção de consumidores

09/07/2020 11:51

A Polícia Civil do Piauí está investigando um golpe aplicado por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens nos quais os criminosos oferecerem supostos vouchers em nome de restaurantes para hackear o whatsapp das pessoas. Dezenas de restaurantes em Teresina já fizeram o alerta por meio de suas redes sociais, informando que não estão dando vouchers a seus clientes e que caso a pessoa tenha sido vítima do golpe, que procure a autoridade policial para denunciar o caso.

Leia também: Golpe: Skol não está dando "geladeirinha" grátis 

A atenção deve ser redobrada neste período de pandemia, em que bares e restaurantes estão operando por meio de entregas e o atendimento é basicamente virtual. É que nestes aplicativos de delivery de comida, por exemplo, é comum a oferta de cupons de desconto nas entregas ou até mesmo nos pratos vendidos. O cliente deve ficar atento para esses vouchers oferecidos fora dos aplicativos de delivery ou aqueles que dependem de acesso por links de whatsapp ou códigos. É que estes links, muitas vezes, podem levar à clonagem de dados do usuário.


Restaurantes em Teresina têm feito alerta a seus clientes - Foto: Reprodução/Instagram

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aqui no Piauí é quem faz o alerta. A diretora-executiva da entidade aponta que não existe almoço de graça e reitera que esses vouchers oferecidos por redes sociais e mensagens de Whatsapp não são verdadeiros e se trata, na realidade de um golpe.

“A gente pede que as pessoas desconfiem dessa distribuição de vouchers e sorteio de vouchers, principal de um restaurante que você nunca foi, onde você nunca pediu e para o qual nunca nem forneceu seu número de telefone. Tem um instagram oficial desses restaurantes, eles têm telefones, sites oficiais. Tente entrar em contato primeiro antes de clicar impulsivamente. Sabemos que todo mundo gosta de receber vouchers, promoções, acontece que estes criminosos estão se aproveitando para clonar telefones, roubar dados, instalar vírus nos celulares para aplicar novos golpes. Não forneçam seus dados, não forneçam acesso. Desconfiem de tudo, porque não existe almoço grátis”, reiterou Natália Macário, diretora-executiva da Abrasel Piauí.


Quem também faz o alerta é o delegado Yan Brainer, da Polícia Civil do Piauí. Ele pede que as pessoas que por ventura tenha caído no golpe, que busquem imediatamente a polícia para denunciar e trate de desativar sua conta de Whatsapp para evitar que os criminosos roubem seus dados

“Caso a pessoa seja vítima desse tipo de golpe, ela precisa acessar a delegacia virtual para registro do BO e, em seguida, avisar seus familiares e amigos que teve seu whatsapp clonado. Depois, ela deve encaminhar um e-mail ao suporte do WhatsApp pedindo para desativar a conta desse aplicativo”, explica o delegado.

Um dos meios existentes de se evitar cair em um golpe do falso voucher de restaurante é manter sempre a verificação ponto a ponto (verificação em duas etapas) do WhatsApp, porque esta função impede que os criminosos tenham acesso a Whatsapp e aos dados das vítimas.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: