Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Golpe: Skol não está dando "geladeirinha" grátis

O link trata-se de um vírus usado para aplicar golpes

09/06/2020 16:18

É falsa a informação de que a marca de cerveja Skol estaria dando “geladerinha” grátis para quem entrar em um site e compartilhar o link da suposta promoção para amigos no aplicativo de mensagem WhatsApp. Na verdade, o link trata-se de um vírus usado para aplicar golpes. 

Link com a promoção falsa. Foto: Reprodução Internet.

Mensagem que circula no Whatsapp. Foto: Reprodução Rede Social.

A falsa promoção está circulando nas redes sociais. Nela, aparece uma mensagem dizendo que a “Skol tá dando geladeirinha grátis!! Aproveitaa” seguida do http://short2.ml/skol/.

Quem acessa o link é direcionado para uma página, que diz: “Uma embalagem ou um cooler? O que importa é que é só abrir, colocar gelo e pronto. Cadastre-se e ganhe sem sorteio a nova embalagem GELA FÁCIL da Skol com 20 latas!”. Abaixo aparece uma opção de cadastro, onde o usuário é instigado a colocar os seus dados pessoas e, em seguida, compartilhar o link com os amigos no WhatsApp para concluir a promoção. 

A mensagem em questão é falsa e segue o mesmo modelo de outros golpes aplicados pela internet. Ao final do processo, não acontece o proposto, mas talvez um problema: a possibilidade do seu aparelho celular ser invadido por hackers. A reportagem apurou que não há em nenhum canal oficial da empresa Skol (site e redes sociais) a promoção proposta pelo link. 

Golpes pela internet mais que dobraram durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os golpes financeiros cresceram 44% desde o início da quarentena no país. A maioria deles aplicado pelo WhatsApp

Como se proteger de golpes na internet? 

O PortalODia.com separou algumas dicas de prevenção contra golpes na internet. Confira alguma delas abaixo:

1 - Desconfie e cheque a fonte 

Antes de sair colocando seus dados na internet para obter algo em troca, sempre desconfie e cheque as fontes. Procure oficialmente quem está promovendo a ação. Não clique em links via SMS, aplicativos de mensagens ou postagens nas redes sociais. Eles podem ser vírus para roubar suas informações. 

2 - Observe o link da 'promoção'

Geralmente, os golpistas usam links estranhos para atrair as pessoas. Observe o final deles, pois sites com domínios oficiais terminam com .com. 

3 - Golpes têm sempre depoimentos positivos

Essa é clássica. A maioria dos golpes por meio de links, assim que acessados, mostram depoimentos de pessoas que supostamente fizeram o processo e receberam o seu “prêmio”. Nunca há pessoas reclamando do recebimento ou denunciando a ação. Essa é uma estratégia usada pelos criminosos para persuadir quem visualiza as chamadas “provas sociais”.

Por: PortalODia.com
Mais sobre: