Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Feriado prolongado: Confira o que abre e fecha nesta sexta (30) e na segunda (02)

Para quem ainda pretende comprar velas e coroas para as tradicionais visitas aos cemitérios, é preciso se organizar com antecedência.

29/10/2020 14:46

Este final de semana é atípico para o comércio de Teresina. Isso porque, com o adiamento do ponto facultativo do Dia do Servidor Público para a sexta-feira (30) e o feriado de Dia de Finados, na próxima segunda-feira (02), os estabelecimentos comerciais funcionarão em horários diferenciados. Para quem ainda pretende comprar velas e coroas para as tradicionais visitas aos cemitérios, é preciso se organizar com antecedência.


Leia também: Dia Mundial do AVC: saiba mais sobre a doença e como identificar os sintomas 


Foto: Arquivo O Dia

Comércio

Segundo o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) nesta sexta-feira (30), o comércio do Centro funcionará normalmente no horário de 09h às 18h e as lojas dos bairros das 08h às 18h.  Já na segunda-feira (02), Dia de Finados, as lojas estarão fechadas.

Supermercados

Em relação aos supermercados, as lojas funcionarão normalmente nesta sexta-feira. No feriado de Finados, a unidade do Extra Hiper abrirá com horário normal de funcionamento 24h. A loja do Mercado Extra funcionará em horário normal no feriado, das 7h às 22h. As lojas do Pão de Açúcar São Cristóvão e Jockey Club funcionarão de 7h às 21h. Já a unidade Frei Serafim funcionará de 7h às 20h e a loja Dom Severino de 7h às 22h. A loja Assaí Teresina funcionará nesta segunda (02) em horário diferenciado de 7h às 18h.  E as lojas de Parnaíba e Picos abrirão de 8h às 18h.

Bancos

Já os bancos estarão fechados para atendimento na segunda-feira, por se tratar de um feriado nacional.

Shoppings

Nesta segunda-feira (02), dia de Finados, o Teresina Shopping funcionará em horário especial. As lojas funcionam das 14h às 20h, Praças de Alimentação funciona das 12h às 20h, Espaço Família das 12h às 20h, Big Bompreço das 08 às 22h e Smart Fit das 9h às 15h.

Parques

A Prefeitura de Teresina comunicou que os parques da capital também estarão abertos em horários especiais neste final de semana. O Parque da Cidadania funcionará na sexta-feira, das 5h30 às 10h e das 16h às 21h30, no sábado, domingo e segunda, das 5h30 às 21h30. Já o Parque Matias Matos, funcionará de sexta-feira a segunda-feira de 5h30 às 11h e das 15h às 21h30. O Parque da Macaúba funcionará na sexta, sábado, domingo e segunda-feira, de 5h30 às 10h e das 16h às 21h30.

Já o Encontro dos Rios estará aberto ao público na sexta, sábado, domingo e segunda-feira, das 6h às 18h. Enquanto o Parque da Cidade, deverá funcionar na sexta, sábado, domingo e segunda-feira, das 6h às 19h.

UBS

Quem pretende aproveitar a folga para colocar em dias consultas e exames, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que manterá 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas para atender a população na sexta-feira (30), ponto facultativo pelo Dia do Servidor Público, e também na segunda-feira (02), dia de Finados. Além das 22 unidades para atendimento de síndromes gripais, outras cinco UBS funcionarão para demandas gerais em saúde, das 7h às 19h.

A população poderá contar com o atendimento da Estratégia Saúde da Família nas UBS dos bairros Renascença (zona Sudeste), Mafrense (zona Norte), Santa Isabel (zona Leste), Portal da Alegria e Porto Alegre (zona Sul). Serão ofertados os mesmos serviços da rotina, como consultas médicas e de enfermagem, vacinas, coletas de exames, retiradas de pontos, marcação de consultas especializadas, farmácia, entre outros.

O diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, comenta que o objetivo é ofertar o atendimento à população todos os dias, como preconiza o SUS, além de dar oportunidade aos servidores públicos que não têm como procurar os serviços de saúde durante a semana. “Queremos garantir o acesso à atenção básica a todos os teresinenses, que poderão ser atendidos tanto para demandas gerais como para casos suspeitos de Covid-19”, disse ele.

Teresina conta com 91 Unidades Básicas de Saúde distribuídas por todas as zonas da cidade. Destas, 22 estão destacadas para o atendimento exclusivo de pessoas com síndromes gripais.

Unidades que estarão abertas entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro (Dia do Servidor Público e Finados):

Unidades Gripais:

UBS Parque Piauí

UBS Monte Castelo

UBS São Pedro

UBS Irmã Dulce

UBS Dagmar Mazza

UBS Betinho

UBS Hugo Prado

UBS Redonda

UBS Carlos Alberto Cordeiro (Dirceu II)

UBS Todos os Santos

UBS Novo Horizonte

UBS Poty Velho

UBS Santa Maria da Codipi

UBS Real Copagre

UBS Karla Ivana (Matadouro)

UBS Mocambinho

UBS Parque Brasil

UBS São João

UBS Taquari

UBS Planalto Uruguai

UBS Cidade Jardim

UBS Satélite

Unidades Não gripais:

UBS Renascença

UBS Mafrense

UBS Portal da Alegria

UBS Porto Alegre

UBS Santa Isabel

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: