Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuva que caiu na sexta afetou 339 transformadores da rede elétrica

Equatorial apresentou balanço dos danos à rede. Foram 123 ocorrências envolvendo árvores e um volume de ligação 7 vezes maior que um dia normal.

07/10/2019 09:40

A Equatorial Piauí apresentou na manhã desta segunda-feira (07) o balanço dos prejuízos e danos materiais causados pela forte chuva que caiu em Teresina na última sexta-feira (04). Segundo os números oficiais da empresa, 339 transformadores foram afetados na rede elétrica, o que acarretou na falta de energia em bairros populosos da Capital. Para se ter uma ideia, cada equipamento desse atende a pelo menos 200 clientes. Isso acabou gerando um aumento no número de chamados junto à Central de Atendimento da empresa.


Segundo o presidente da Equatorial Piauí, Nonato Castro, as 1.300 ligações recebidas quando do início do temporal equivalem a sete vezes o que se registra em um dia normal de operações. "Na subestação da Esplanada houve um objeto metálico que atingiu a fiação por causa do vento e deixou 40 mil clientes sem energia. Todos eles tentaram contato com a Equatorial ao mesmo tempo no 0800. A carga de telefonemas foi muito alta e muitos clientes não conseguiram acessar nosso sistema num primeiro momento", explicou o presidente da empresa.

Ao todo, 15 postes da rede elétrica ficaram avariados e, somente no sábado e no domingo, foram registradas 123 ocorrências envolvendo árvores sobre a rede de distribuição. Houve ainda o caso de uma caixa d'água que acabou sendo levada pela força do vento e atingiu a fiação deixando cerca de 4 mil clientes sem energia. 

Apesar de todos os danos e da alta demanda de atendimento, a Equatorial afirmou que conseguiu resolver a situação de forma emergencial dentro de um período de pouco mais de 48 horas. As equipes foram reforçadas, com cerca de 400 trabalhadores atuando 24 horas em regime plantão para conseguir atender a todos os chamados.

Iniciada às 09h40min

Após o temporal com fortes ventos que caiu em Teresina na última sexta-feira (04), muitas regiões da cidade ficaram sem energia elétrica e chegaram a passar o final de semana sem luz. Foi o caso, por exemplo, da região do Grande Dirceu, na zona Sudeste. É que o vento jogou sobre a rede de distribuição placas de publicidade, placas luminosas e até mesmo árvores. Foram pelo menos 15 registros de árvores de grande porte que caíram sobre a rede elétrica da Capital, rompendo cabos.


Leia também: Direção da Maternidade Evangelina Rosa nega falta de energia na UTI 



No momento de pico, ou seja, durante e após a ocorrência da chuva e do vendaval, a Equatorial Piauí, concessionária dos serviços de produção e distribuição de energia no Estado, chegou a receber 1.300 chamadas vindas de todas as regiões de Teresina. Para se ter uma ideia, em um dia normal, a empresa recebe cerca de 80 a 100 reclamações e pedidos de reparo. Significa dizer que o temporal elevou em quase 13 vezes a demanda da empresa.

A informação foi repassada pelo diretor de atendimento ao cliente da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem. De acordo com ele, foram mobilizadas mais de 70 equipes no fim de semana para fazerem os reparos emergenciais na rede em tempo hábil. "Nas condições normais, demoraríamos de cinco a seis dias para poder recompor o sistema inteiramente, mas nesse esforço operacional, foi possível contornar a situação mais rapidamente, ainda que existam casos isolados sem energia", explicou ele.

Pela lógica de atendimento em casos atípicos como o temporal, a Equatorial procura responder primeiro as ocorrências que oferecem riscos à comunidade, como fios soltos no meio da rua e queda de postes; em seguida são enviadas equipes para consertarem semáforos e restabelecerem o fornecimento em regiões de hospitais e clínicas; e, por fim, são atendidos os casos individuais em áreas residenciais.

"Esta talvez tenha sido a maior ocorrência em termos alcance que tivemos nos últimos tempos aqui no Piauí numa área localizada. Nós consideramos que o tempo de recomposição, em que pese a insatisfação das pessoas, e é normal que elas tejam insatisfeitas, não dava pra ter feito muito melhor", finaliza Milhomem.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Sandy Swamy
Mais sobre: